Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Formação

Curso de Espiritualidade Cristã regressa à Universidade Católica

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, abriu as inscrições para nova edição do Curso de Espiritualidade Cristã, que decorre de fevereiro a dezembro de 2012.

A espiritualidade cristã funda-se «na tradição bíblica e eclesial», revelando também «a marca da situação histórica em que se desenvolve», refere o folheto de divulgação.

As aulas, divididas em dois semestres e cinco módulos, num total de 104 horas, começam a 4 de fevereiro, realizando-se aos sábados em dois tempos – das 9h00 às 11h00 e entre as 11h00 e as 13h00.

O módulo introdutório aborda «O problema do divórcio entre teologia e espiritualidade», a «génese histórica da “teologia espiritual”», a «especificidade da mística cristã» e os «fundamentos bíblicos da espiritualidade cristã».

A segunda etapa do curso reflete sobre a «ascética e mística da antiguidade à época medieval». «Martírio e virgindade», «monaquismo», influência de Santo Agostinho num novo estilo de espiritualidade, o influxo dos beneditinos e das ordens mendicantes, bem como a «Devotio Moderna» constituem os temas a estudar.

O curso prossegue com o percurso histórico da espiritualidade nas épocas moderna e contemporânea. Santo Inácio de Loyola, Teresa de Ávila e João da Cruz são personagens incontornáveis do «século de ouro espanhol». Nas «correntes dos séculos XVII e XVIII será dada atenção à espiritualidade francesa e ao jansenismo. Na contemporaneidade estudam-se os ambientes católicos, protestantes e ortodoxos.

O segundo semestre abre a 15 de setembro com o quarto módulo, dedicado à «reflexão sistemática» sobre a vida espiritual. Psicologia, moral, quadro eclesial e tradições religiosas são alguns dos temas que se cruzam com a espiritualidade cristã.

O capítulo final do curso incide sobre a «dinâmica do concreto» da espiritualidade. «Vida espiritual, ascética e mística», o seguimento de Jesus através da pobreza, oração e serviço, a «transformação do desejo», o «discernimento pessoal e comunitário» e o «acompanhamento espiritual» constituem os temas das sessões.

As inscrições, limitadas, terminam a 30 de janeiro. O preço é de 40 euros por cada um dos oito meses do curso para os estudantes que pretendam ser avaliados, e de 30 euros para quem dispense a avaliação.

 

Imagem

 

Imagem

 

© SNPC | 20.11.11

Imagem

















Citação

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página