Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Curso aprofunda "Desafios do fenómeno religioso ao mundo contemporâneo"

Curso aprofunda "Desafios do fenómeno religioso ao mundo contemporâneo"

Imagem georgepontinojr/Bigstock.com

A jornalista Cândida Pinto abre a 18 de março, em Oeiras, o curso "Desafios do fenómeno religioso ao mundo contemporâneo", que decorrerá até maio, durante sete sessões.

«Nunca como hoje a religião nos surgiu nos meios de comunicação com uma urgência que define o futuro, como um imperativo que nos remete para os valores de civilização. Entre realidade, representações e medos, os tempos que vivemos remetem para o fenómeno religioso as bipolaridades de uma sociedade que se encontra perante grandes definições da sua própria identidade», anota o texto de apresentação da iniciativa.

Na formação, com coordenação científica de Paulo Mendes Pinto, diretor da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, «serão abordados alguns dos tópicos mais prementes deste momento de escolhas» colocados às sociedades ocidentais «e que implicam, da parte da cidadania, um olhar atento, esclarecido e limpo dos apriorismos e preconceitos fáceis de um populismo que cresce».

"Religião, comunicação e totalitarismos numa Europa em mudança" é o tema que vai ser desenvolvido pela repórter, seguindo-se, a 25 de março, "Religião, fundamentalismos e terrorismo num clima de medo", por José Manuel Anes, professor na Universidade Lusíada e membro do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo.

O programa prossegue a 1 de abril com Félix Lungu, da fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre, que falará sobre "A atual situação de perseguição dos cristãos no Médio Oriente", e a 22 do mesmo mês o alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, refletirá sobre "Migrantes e refugiados: o novo desafio a longo prazo para a Europa".

Paulo Mendes Pinto intervém a 6 de maio, com "A liberdade e a diversidade religiosa num pragmatismo de diálogo necessário", e no dia 20 Adel Sidarus, da Universidade de Évora, propõe o tema "As 'Primaveras Árabes': mito ou uma oportunidade perdida?".

O curso, que decorre aos sábados, às 15h00, na Livraria-Galeria Municipal Verney, termina a 27 de maio tendo como convidado o presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, que apresenta a conferência "Os desafios da liberdade religiosa na Europa".



 

Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos