Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Apresentação: "Cultura da moda e globalização - Os sacerdotes de um novo culto"

«No passado mês de março realizou-se em Roma, no Palácio Colonna, uma introdução à exposição "Heavenly bodies: Fashion and the catholic imagination” (Corpos celestiais: Moda e a imaginação católica), que tem lugar no Metropolitan Museum of Art Costume Institute de Nova Iorque, de 10 de maio a 8 de outubro. Esta apresentação contou com a presença do presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, e de Donatella Versace. Ambos, em parceria com a editora da “Vogue” norte-americana, Anna Wintour, mostraram a longa tradição que existe entre a Moda e o Catolicismo.

Para a grande maioria do público poderá ser uma surpresa que a cultura da Moda e a Igreja possam ter algo em comum; contudo, a exposição no Metropolitan Museum pretende mostrar essa parceria, de séculos, através da exibição de peças de vestuário e ornamentos que pertencem ao espólio da Igreja e que têm sido uma fonte de inspiração para os grandes criadores de Moda. Mas não se fixa apenas em uma única vertente, o cardeal Gianfranco Ravasi pretende ir mais longe.

"Cultura da moda e globalização: Os sacerdotes de um novo culto", é um trabalho de investigação, realizado ao longo de quase duas décadas, entre 1991 e 2008, onde a autora demonstra a profunda relação que existe entre a cultura da Moda e o Humanismo cristão. Através de um amplo suporte bibliográfico de revistas de moda a autora desenvolve o seu tema a partir da análise de artigos e reportagens fotográficas sobre a indústria da cosmética, dos perfumes, da joalharia, da arquitectura, pelos desfiles dos grandes criadores de moda, etc., de forma a concluir que o principal objectivo da cultura da Moda é a edificação de um mundo novo e a projecção de o ideal de uma nova Jerusalém» (Eugénia Tomaz).


Obra: "Cultura da moda e globalização: Os sacerdotes de um novo culto"
Autor: Eugénia Tomaz
Editora: Edições Vieira da Silva


Data: 14.10.2018
Hora: 16h30
Local: Lisboa, salão da igreja de Nossa Senhora do Amparo, Estrada de Benfica



 

SNPC
Imagem: D.R.
Publicado em 11.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos