Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cultura cristã está ao serviço de todos, em especial dos pobres: Bispos visitaram Pontifício Conselho da Cultura

Imagem Visita dos bispos da Igreja em Portugal ao Pontifício Conselho da Cultura | Vaticano, 7.9.2015 | Fotografia: Pontifício Conselho da Cultura | D.R.

Cultura cristã está ao serviço de todos, em especial dos pobres: Bispos visitaram Pontifício Conselho da Cultura

Os bispos da Igreja católica em Portugal visitaram esta segunda-feira à tarde a sede do Pontifício Conselho da Cultura, no Vaticano, depois de, durante a manhã, terem sido recebidos pelo papa Francisco.

No encontro, que se insere na agenda da visita "ad limina" do episcopado português, os prelados foram recebidos pelo presidente do organismo da Santa Sé, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi.

«Durante estes importantes momentos de comunhão fraternal, os superiores do dicastério encontraram-se com os seus irmãos bispos e discutiram vários temas culturais, começando pelo facto de que a cultura cristã está ao serviço de cada e toda a pessoa, em particular os pobres», lê-se na página do Pontifício Conselho.

Entre os assuntos abordados são referidas algumas das iniciativas coordenadas pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, como um festival de cinema (a participação no IndieLisboa) e «um prémio anual para "homens e mulheres de cultura" (abarcando o melhor na literatura, arte e compromisso público)» (o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes), reporta a mesma fonte.

A formação em escolas de arte, critérios para o restauro e salvaguarda de bens culturais e livrarias eclesiásticas foram também questões tratadas na reunião, assim como questões relacionadas com o «desporto, ciência e diálogos públicos no espírito do Átrio dos Gentios».

A estrutura do Pontifício Conselho da Cultura conta com dois portugueses: o bispo D. Carlos Azevedo, delegado, que esteve presente no encontro, e padre José Tolentino Mendonça, consultor.

Nas mais recentes visitas a Portugal, o cardeal Gianfranco Ravasi presidiu a uma peregrinação no santuário de Fátima e recebeu o doutoramento "Honoris Causa" atribuído pela Universidade Católica Portuguesa.

A maior parte dos bispos do episcopado nacional iniciou nesta segunda-feira a visita "ad limina" ao Vaticano, jornada que os membros dos episcopados nacionais realizam, normalmente a cada cinco anos, para rezar junto dos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e reunir-se com o papa e altos responsáveis de departamentos da Santa Sé.

Antes da visita, os bispos enviaram para o Vaticano um relatório sobre o estado das suas dioceses, documentos que serviram de base ao discurso orientador que o papa dirigiu hoje aos prelados.

 

ImagemFotografia: Pontifício Conselho da Cultura | D.R.

Rui Jorge Martins
Publicado em 07.09.2015

 

 

 
Imagem Visita dos bispos da Igreja em Portugal ao Pontifício Conselho da Cultura (det.) | Vaticano, 7.9.2015 | Fotografia: Pontifício Conselho da Cultura | D.R.
«Durante estes importantes momentos de comunhão fraternal, os superiores do dicastério encontraram-se com os seus irmãos bispos e discutiram vários temas culturais, começando pelo facto de que a cultura cristã está ao serviço de cada e toda a pessoa, em particular os pobres»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos