Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Conta oficial do papa no Twitter faz cinco anos e chega a 40 milhões

Conta oficial do papa no Twitter faz cinco anos e chega a 40 milhões

Imagem Bento XVI | D.R.

A conta oficial do papa na rede social Twitter, caracterizada pela difusão de mensagens curtas, assinala amanhã cinco anos, chegando atualmente a 40 milhões de pessoas, em nove línguas.

A 12 de dezembro de 2012, Bento XVI publicava o seu primeiro “tweet” (que se pode traduzir por “chilreio”, palavra associada ao logótipo do serviço, um pássaro) na conta que, na sua versão portuguesa (@Pontifex_pt) conta com 3,3 milhões de seguidores.

Pela primeira vez um papa aceitava o desafio da evangelização nas redes sociais, aposta continuada por Francisco. Nesse momento, que a imagem documenta, estavam ao lado de Bento XVI o então presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, arcebispo Claudio Celli, e o arcebispo Angelo Becciu, da Secretaria de Estado da Santa Sé.

«Bento XVI estava um pouco embaraçado, hesitante ao premir as teclas do “tablet”. Mas ao mesmo tempo vi-o feliz: feliz por poder colocar-se em diálogo com os cibernautas, por fazer parte da nova onda dos comunicadores modernos», recorda o D. Becciu, acrescentando: «Que meio melhor para poder chegar a tanta gente e difundir a Palavra de Deus».

Francisco «não é familiar destas novas tecnologias, mas interessa-se por elas. Quer ver, ser atualizado», afirma o prelado, para quem o papa «está consciente de ser o evangelizador, o primeiro missionário no mundo», pelo que «para ele todos os instrumentos servem», nomeadamente o Twitter, que é «quase indispensável, único, não se consegue evitar».

«O próprio papa Francisco deu conselhos sobre como utilizar estes instrumentos. Em primeiro lugar, não abusar deles: não os usar na missa! E também a nós, padres, bispos, chamou a atenção de que não podemos abusar destes instrumentos. Mas, ao mesmo tempo, devemos ter a coragem e a sabedoria no saber utilizá-los», refere.

Para «muitos», o Twitter é espaço de «discussões muitas vezes ofensivas», enquanto que para a Igreja «deve ser o instrumento que ajuda a comunicar com os outros. E a comunicação deve ajudar a crescer no espírito, na cultura, na aproximação aos outros», concluiu D. Angelo Becciu.

«É necessário que a ação política seja verdadeiramente colocada ao serviço da pessoa humana, do bem comum e do respeito pela criação» é a mais recente publicação do papa Francisco no Twitter, difundida no domingo.

O papa está também presente oficialmente na rede social Instagram, centrada na publicação de imagens, onde tem cerca de cinco milhões de seguidores.



 

SNPC
Fonte: Rádio Vaticano
Publicado em 11.12.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos