Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Conselho Pontifício da Cultura lança estudo sobre formação estética e artística de responsáveis católicos

Conselho Pontifício da Cultura lança estudo sobre formação estética e artística de responsáveis católicos

Imagem Batistério | Siza Vieira | Igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses | D.R.

O Conselho Pontifício da Cultura, organismo do Vaticano, e a Conferência Episcopal Italiana apresentam a 19 de janeiro uma iniciativa para averiguar o grau de conhecimentos e sensibilidade estética de leigos, religiosos e clero católicos.

O projeto "Educar-se para a Beleza. Investigação sobre a formação do clero e dos artistas em vista da aquisição de obras de arte para o culto cristão" visa também apontar os conteúdos que devem ser transmitidos aos criadores a quem sejam confiadas obras para as igrejas.

O plano «pretende sublinhar qual o nível de formação estética e histórico-artística do clero secular e religioso, dos operadores pastorais e culturais das dioceses (professores de religião, catequistas, guias turísticos, voluntários, etc.)», refere página dos Bens Eclesiásticos transalpina.

Está também presente o objetivo de discernir «qual a formação artística a dirigir aos artistas chamados a trabalhar em contexto eclesial (arquitetos, pintores, escultores, compositores, ourives, fotógrafos, etc.) para realizar obras que se insiram nos lugares de culto e estejam ao serviço da liturgia».

O estudo será realizado no âmbito do território italiano a partir de dados relativos a 2014-2016 baseados em «todas as iniciativas desenvolvidas a vários níveis», como cursos universitários, ciclos de conferências, congressos, semanas de estudo e publicações.

A finalidade da investigação é criar um "mapa" através do qual se perceba qual é a oferta formativa destinada a quem trabalha ou irá trabalhar em atividades ligadas à encomenda de obras de arte destinadas aos espaços culturais.

Os resultados do projeto, que será apresentado pelo presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, e pelo secretário-geral dos episcopado italiano, o bispo Nunzio Galantino, «poderão fazer emergir questões e reflexões a partir das quais se pode partir para propor outras iniciativas oportunas», conclui a nota dos Bens Eclesiásticos.



 

Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos