Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Conselho Pontifício da Cultura: As atividades mais recentes, os planos para o futuro

Imagem Reunião com Grupo de Consultoras | 15.12.2015 | © Conselho Pontifício da Cultura

Conselho Pontifício da Cultura: As atividades mais recentes, os planos para o futuro

Grupo de Consultores

Cerca de 30 pessoas participaram na reunião do Grupo de Consultoras, que decorreu a 15 de dezembro, durante o qual foram discutidos os projetos e as trajetórias do Conselho Pontifício da Cultura.

Durante a sessão foram estabelecidas orientações para que as perspetivas do grupo se possam tornar numa «contribuição decisiva e incisiva» para a missão do Conselho, a par da participação de mulheres de outros pontos do globo.

Na reunião presidida pelo presidente do Conselho Pontifício, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, foi abordada a conferência sobre "Desporto ao Serviço da Humanidade", marcada para outubro de 2016, tendo-se igualmente refletido acerca de propostas para o tema da próxima assembleia plenária, agendada para fevereiro de 2018.

 

Átrio dos Gentios

A secção de estudantes do Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja católica para o diálogo entre crentes e não crentes, organizou a 23 de novembro o evento "Digito Ergo Sum", que debateu a importância do latim enquanto guardião das riquezas históricas e culturais.

Durante a sessão, Gianfranco Ravasi e Ivano Dionigi, presidente da Academia Pontifícia Latinitatis, conversaram com pessoas de fé e pessoas que exploram a crença sobre a relevância do conhecimento do passado para uma melhor compreensão do presente.

Economia, ética e religião, Jorge Luis Borges e a Cabala e Misticismo e Agnosticismo constituíram os temas de dois Átrios dos Gentios que decorreram em Madrid e Salamanca entre 25 e 28 de novembro, acompanhados por uma exposição e o lançamento de um livro.

 

Visitantes

Os novos embaixadores do Mónaco e da Grécia junto da Santa Sé visitaram o Conselho Pontifício da Cultura, enquanto que representantes diplomáticos da Geórgia, Costa do Marfim e Austrália, entre outras personalidades, incluindo Orhan Pamuk, Prémio Nobel da Literatura em 2006, reuniram com os responsáveis do departamento para discutirem diversos projetos.

 

Atividades dos responsáveis

O cardeal Gianfranco Ravasi esteve de 20 a 22 de novembro na República Checa, em Praga, a capital, e em Pilsen, atual Capital Europeia da Cultura, onde falou sobre "As raízes cristãs da Europa e da sua cultura", e a 23 do mesmo mês apresentou na residência oficial do presidente do Senado italiano o livro "Officiolo di Francesco da Barberino". A 10 de dezembro, o primeiro curso pela internet "Ciência e fé", promovido pela Faculdade de Teologia da Universidade de Barcelona, foi apresentado na presença de D. Gianfranco Ravasi.

O secretário do Conselho Pontifício da Cultura, o bispo beninês D. Barthélemy Adoukonou, esteve em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, onde de 17 a 21 de novembro participou num colóquio internacional para marcar o 50.º aniversário do decreto "Ad gentes", sobre a atividade missionária da Igreja, promulgado no penúltimo dia do Concílio Vaticano II (7 de dezembro de 1965).

O delegado do Conselho Pontifício, o bispo português D. Carlos Azevedo, marcou presença na cidade italiana de Florença para um fórum sobre museus e religião que visou a discussão de práticas para a salvaguarda e utilização efetiva de peças religiosas. Também em Itália abriu a conferência "Espaços de comunhão", em Pescara, sobre arquitetura e arte para a liturgia, e participou, em Trento, na cerimónia de abertura do Centro Cultural diocesano. D. Carlos Azevedo participou igualmente no Fórum Internacional sobre Cultura que decorreu em S. Petersburgo, na Rússia, iniciativa que assinalou o 70.º aniversário da UNESCO.

O subsecretário do Conselho, o padre espanhol Sanchez de Toca, esteve presente numa cerimónia de entrega de prémios sobre publicidade responsável, bem como no galardão de poesia Fernando Rielo, dedicado ao misticismo espiritual. O sacerdote organizou o encontro "Nos passos de S. Paulo" e participou na missa anual do Comité Olímpico Nacional Italiano.

 

Patrocínios

O Conselho Pontifício da Cultura patrocinou 82 iniciativas em 2015, incluindo, recentemente, uma exposição sobre peças religiosas japonesas relacionadas com os locais cristãos de Nagasaki, cidade candidata a Património Mundial da UNESCO, e a mostra "A luz de Cristo brilha para todos", com trabalhos de Vassily Nesterenko, membro do Conselho Patriarcal para a Cultura da Igreja ortodoxa russa.

 

Agenda para 2016

Dois eventos marcam especialmente a agenda do Conselho Pontifício da Cultura para 2016, que assume a organização, de 28 a 30 de abril, de uma conferência sobre medicina regenerativa, particularmente no que respeita a doenças raras que atingem as crianças, e de 5 a 7 de outubro promove a primeira conferência mundial sobre desporto e fé, intitulada "Desporto ao serviço da humanidade".

 

ImagemOrhan Pamuk e Card. Gianfranco Ravasi | © Conselho Pontifício da Cultura

 

Fonte: Conselho Pontifício da Cultura
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 17.12.2015

 

 
Imagem Reunião com Grupo de Consultoras | 15.12.2015 | © Conselho Pontifício da Cultura
O cardeal Gianfranco Ravasi esteve de 20 a 22 de novembro na República Checa, em Praga, a capital, e em Pilsen, atual Capital Europeia da Cultura, onde falou sobre "As raízes cristãs da Europa e da sua cultura", e a 23 do mesmo mês apresentou na residência oficial do presidente do Senado italiano o livro "Officiolo di Francesco da Barberino"
D. Carlos Azevedo marcou presença em Florença para um fórum sobre museus e religião, abriu a conferência "Espaços de comunhão", sobre arquitetura e arte para a liturgia, e participou no Fórum Internacional sobre Cultura que decorreu em S. Petersburgo, iniciativa que assinalou o 70.º aniversário da UNESCO
O Conselho Pontifício da Cultura organiza de 28 a 30 de abril uma conferência sobre medicina regenerativa, particularmente no que respeita a doenças raras que atingem as crianças, e de 5 a 7 de outubro promove a primeira conferência mundial sobre desporto e fé
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos