Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Congresso debate “Santuários, cultura, arte, romarias, peregrinações, paisagens, pessoas”

Congresso debate “Santuários, cultura, arte, romarias, peregrinações, paisagens, pessoas”

Imagem

Quatro locais do vale do Douro, Património da Humanidade, acolhem de 13 a 17 de junho o congresso internacional “Santuários, cultura, arte, romarias, peregrinações, paisagens, pessoas”.

«Trata-se de um encontro que tem como característica principal estimular e promover a troca de ideias por parte de estudiosos e interessados nos mais diferentes campos do saber», explica a organização, que preparou sessões em Régua, Lamego, Vila Real e Mêda.

O projeto «nasceu da vontade de um grupo de investigadores, pertencentes a diversas universidades europeias e brasileiras, de criar uma nova plataforma de diálogo entre as ciências sociais, humanas, exatas, as artes e as diversas expressões do Sagrado ao longo do tempo e nas mais diversas localizações geográficas».

No congresso «serão aceites contributos nos campos da antropologia, arqueologia, arquitetura, artes plásticas, dança, economia, geologia, história, história das religiões, medicina, música, museologia, paisagem, património material e imaterial, religião, turismo e afins».

"Santuários e rituais, da Pré-história aos nossos dias", "Arte e iconografia: presença, modelos e vias de difusão", "Arquitetura, arte, devoção", "Locais sagrados, peregrinações, romarias e festas", "Paisagens e ambientes naturais" e "Pessoas e manifestações do sagrado" constituem exemplos de temas que podem ser debatidos.

O Museu do Douro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade de Lisboa são algumas das instituições envolvidas na organização. Além das cinco sessões de trabalho, o programa inclui várias visitas guiadas, a par de uma conferência sobre os “Itinerários Culturais do Concelho da Europa” com referência aos ligados ao sagrado. As inscrições, já abertas, custam 75 euros pelos 5 dias ou 25 euros por dia.


 

SNPC
Publicado em 08.06.2017 | Atualizado em 27.04.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos