Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Concertos de órgão regressam ao Alentejo

Imagem

Concertos de órgão regressam ao Alentejo

A quarta edição do projeto “Música nas Igrejas – Concertos de Órgão”, organizada pelo Cabido da Sé de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, vai apresentar oito concertos que se realizam de outubro a dezembro.

A iniciativa, que percorre várias localidades da arquidiocese eborense, inicia-se a 3 de outubro com um concerto de canto e órgão na igreja matriz de Alvito, às 18h00, com Pedro Rollin Rodrigues (tenor) e David Pacetti (órgão), revela a página da Direção Regional de Cultura.

No dia 25 realiza-se o primeiro concerto na igreja de S. Francisco, em Évora - onde se localiza a Capela dos Ossos -, depois das obras de reabilitação, no valor de quase 4,2 milhões de euros, que decorreram ao longo de mais de um ano, e que serão inauguradas a 4 de outubro (dia em que os católicos evocam S. Francisco de Assis).

O concerto no monumento nacional do século XV, mas com raízes que remontam a 1224, e que no fim de outubro contará com nova área museológica, está marcado para as 18h00, com interpretação do grupo Capella Patriarchal, dirigido pelo organista João Vaz.

A sé eborense recebe no último dia de outubro, às 18h00, o Coro da Catedral de Évora, com direção de Octávio Martins e Rafael Reis, que também executará a parte organística.

Em novembro, o programa prevê três concertos: em Sousel, na igreja do convento de Santo António, com Cândida Matos (cravo), no dia 1, às 18h00; na sé de Évora, a 15, pelas 16h30, com o organista António Esteireiro; e na igreja de S. Francisco, igualmente em Évora, no dia 29, às 16h30, apresentam-se António Carrilho (flauta de bisel) e Rafael Reis.

A 5 de dezembro, a igreja do santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, acolhe, pelas 22h00, Joana Godinho (canto) e Rafael Reis.

O ciclo termina no dia 12, na igreja matriz de Arronches, com o concerto de Natal marcado para as 17h00, interpretado pelo Coro da Catedral de Évora, com o organista Rafael Reis.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 25.09.2015 | Atualizado em 27.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos