Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Concerto evocativo de S. Frutuoso inaugura ciclo de música

Concerto evocativo de S. Frutuoso inaugura ciclo de música

Imagem Sé | Braga | StockPhotosArt/Bigstock.com

Os 1350 anos da morte de S. Frutuoso, bispo de Braga entre 656 e 665, e o 50.º aniversário da transladação das suas relíquias de Santiago de Compostela para a cidade minhota, constituem o pretexto para um conjunto de concertos que a catedral bracarense acolhe a partir de sexta-feira.

«Os compositores Eurico Carrapatoso, Hugo Fernández Languasco, François Nicolas e Jean-Pierre Leguay são os autores da obra baseada nos escritos de São Frutuoso, na Sagrada Escritura, e na Regra de São Bento», anuncia a página da arquidiocese de Braga, acrescentando que o concerto, marcado para as 21h30, será interpretado pelo Departamento de Música da Universidade do Minho.

«Foi-lhes pedido que pela música falassem da importância primordial do silêncio e de uma relação humana baseada no discipulado, na recusa em ser mestres para, alegremente, nos tornarmos discípulos uns dos outros como nos pediu Jesus Cristo», refere o padre Hermenegildo Faria, que lançou o desafio aos compositores.

Eurico Carrapatoso, distinguido pela Igreja católica em Portugal com o Prémio Árvore da Vida-Padre Manuel Antunes, afirma que a sua obra «termina de uma forma algo enigmática, mais interrogativa do que conclusiva, perspetivando a paciência, o silêncio e a mansidão não como valores adquiridos, antes como desafios à nossa própria natureza (perspetiva de um pecador, dir-se-ia)».



«A já habitual recolha de alimentos feita à entrada do concerto reverterá, este ano, para a Casa de Acolhimento Manuela Irgher, um projeto situado no concelho de Santa Cruz - Ilha de Santiago, Cabo Verde, que acolhe e apoia mães e respetivos filhos sem as condições básicas de vida»



Depois de um tempo de peregrinação e recolhimento, S. Frutuoso, nascido provavelmente no norte de Espanha, terá fundado inúmeros mosteiros por toda a Galiza, detendo-se no cenóbio de Dume em 653, do qual foi bispo, ascendendo daí à prelatura bracarense, assinala a arquidiocese.

A 10 de dezembro, às 21h30, a sé acolhe a 21.ª edição do concerto de Natal “Puer Natus Est”, organizada pelo Coro Académico da Universidade do Minho, que à semelhança dos anos anteriores se associa a uma causa social, «procurando, através da música, contribuir para a ajuda de quem mais precisa».

«A já habitual recolha de alimentos feita à entrada do concerto reverterá, este ano, para a Casa de Acolhimento Manuela Irgher, um projeto situado no concelho de Santa Cruz - Ilha de Santiago, Cabo Verde, que acolhe e apoia mães e respetivos filhos sem as condições básicas de vida», informa o Coro.

No dia 22 de dezembro a sé acolhe um concerto de Natal pelo Coro e Orquestra Barroca da Casa da Música, às 21h30, revela a BragaTV.

Antes, no dia 5, a Orquestra Filarmónica de Braga sobe ao palco do Theatro Circo, às 21h30, para apresentar um concerto dedicado ao patrono da cidade de Braga, o arcebispo S. Geraldo, na data que lhe é dedicada, noticia a mesma fonte.



 

Arquidiocese de Braga, BragaTV
Edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 30.11.2016

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos