Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Clericalismo vê tudo ao contrário»

«Os padres e os bispos não mandam na Igreja, servem a Igreja. Estão ao serviço das comunidades para que estas percorram na sociedade o caminho aberto por Jesus, que não veio para ser servido, mas para dar a vida. (…). O clericalismo vê tudo ao contrário: o clero é considerado, erradamente, como o mais fundamental na Igreja.»

De regresso à coluna que assina semanalmente no jornal “Público”, o Fr. Bento Domingues propõe-se «esboçar um balanço das campanhas para difamar o Papa, desacreditar os seus objetivos e os seus caminhos de reforma da Igreja», pois «era urgente criar um clima que desse a impressão de que Bergoglio não era o remédio, mas o veneno».

Os opositores de Francisco estão inquietos por «querer reformar a sociedade, a política, a economia que mata, a Igreja a todos os níveis, quando o mais urgente é reformá-lo a ele. Ou se demite, ou deve ser demitido, pois é um herético e anda a levar a Igreja para a catástrofe», observa o artigo.

Para alguns dentro da Igreja, prossegue o religioso, «cristão parece pouca coisa e padre e bispo, uma promoção na carreira. O importante é chegar a padre e, melhor, chegar a bispo e, se for bispo de Roma, é o Papa de toda a Igreja. Chegou ao topo da carreira. Pura asneira! Ser cristão, isto é, seguidor de Jesus, é a aspiração maior de quem fizer a descoberta do Nazareno».

Jesus, confrontado com a ambição de alguns dos discípulos serem considerados mais importantes, não deixou dúvidas: Posso perder todas estas vocações, mas não vou alimentar um equívoco. Quem de entre vós quiser ser o primeiro que seja o servo de todos e fica o problema resolvido».

Depois de aconselhar a leitura dos capítulos nove e dez do Evangelho segundo S. Marcos, o texto termina referindo ser «normal que certas pessoas, grupos e movimentos desejem que o Papa se cale. Ele não parece disposto a fazer-lhes a vontade».


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Público
Imagem: D.R.
Publicado em 16.09.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos