Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Fernando Santos, Assunção Cristas e Rosário Carneiro em debates sobre política, cultura e família organizados pela Igreja católica

Imagem Sé de Braga | D.R.

Fernando Santos, Assunção Cristas e Rosário Carneiro em debates sobre política, cultura e família organizados pela Igreja católica

O selecionador da equipa portuguesa de futebol, Fernando Santos, a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e o conselheiro de Estado e neurocirurgião João Lobo Antunes, são alguns dos intervenientes de um ciclo de quatro debates sobre organizado pela arquidiocese de Braga.

A iniciativa “Olhares sobre economia, cultura, política e família” conta também com as participações de Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, João Proença, anterior secretário da central sindical UGT, e Miguel Cadilhe, ex-ministro das Finanças, revela uma nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

«Pretendemos que a fé dialogue com a razão, sem preconceitos e com um respeito pleno por quem pensa e vive de um modo diferente», acentua o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, ao explicar a génese da iniciativa que convoca personalidades da política, finança, gestão, desporto, investigação científica e psicologia, entre outras áreas.

«Uma das missões da Igreja é refletir e queremos aproximar toda a comunidade em torno de um espaço de debate, reflexão e diálogo, pois acreditamos que o diálogo intercultural é essencial para a construção de uma sociedade fundada no respeito pelo outro», acrescenta.

A primeira conferência, sobre “Economia”, reúne Miguel Cadilhe, o recente nomeado assessor de Jean-Claude Juncker na presidência da Comissão Europeia, Silva Peneda, e João Proença, estando marcada para 13 de fevereiro.

No dia 20, João Lobo Antunes, Fernando Santos e Henrique Leitão falam sobre “Cultura”, e a 13 de março Assunção Cristas e o deputado José Junqueiro debatem o tema “Política”.

O ciclo termina a 20 de março com uma mesa-redonda sobre a “Família”, que conta com as participações de António Pinto Leite, presidente da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores), Margarida Cordo, psicóloga, e Rosário Carneiro, ex-presidente da Comissão Parlamentar para a Paridade, Igualdade de Oportunidades e Família.

As sessões decorrem sempre no Auditório Vita, em Braga, a partir das 21h00.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 13.01.2015

 

 

 
Imagem Sé de Braga | D.R.
Uma das missões da Igreja é refletir e queremos aproximar toda a comunidade em torno de um espaço de debate, reflexão e diálogo, pois acreditamos que o diálogo intercultural é essencial para a construção de uma sociedade fundada no respeito pelo outro
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos