Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Ciclo de Música Sacra na igreja de S. Pedro de Rates: Da Idade Média ao contemporâneo

Ciclo de Música Sacra na igreja de S. Pedro de Rates: Da Idade Média ao contemporâneo

Imagem Igreja de S. Pedro de Rates | Rates, Póvoa de Varzim | D.R.

Concertos, uma conferência e um curso, num total de quase dez eventos, marcam o 12.º Ciclo de Música Sacra que começa este sábado na igreja românica de S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, arquidiocese de Braga.

O programa desta edição assinala os 100 anos das aparições da Virgem Maria em Fátima, ao mesmo tempo que se integra na celebração dos cinco séculos da outorga do foral manuelino à vila de Rates, sublinha uma nota enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A iniciativa também se associa à celebração do centésimo aniversário do nascimento do compositor Manuel Faria (1916-1983) e homenageia Arnaldo Moreira (1879-1962), músico nascido na localidade.

O pároco de Rates, P. Manuel Sá Ribeiro, destaca que o projeto «já tem um lugar de referência no espaço musical português e estrangeiro, conforme testemunha o seu passado».

«Tudo o que o envolve faz partilhar a arte sacra na sua profundidade, lendo-se no belo espaço sagrado da Igreja Românica, monumento que fisicamente o acolhe, escutando-se nas sonoridades que o preenchem ou interiorizando-se o mistério que espelha», escreve o sacerdote.

Referindo-se à música sacra, o papa Francisco realçou em março deste ano a importância de se «salvaguardar e valorizar o rico e multiforme património herdado do passado» e simultaneamente evitar «uma visão nostálgica ou «arqueológica».

O programa, que pretende fazer «com que os talentos rendam e o espiritual se dignifique», atravessa cerca de mil anos de música, desde o século XII até à contemporaneidade, com autores como Alfonso X "el Sabio", Schubert, Poulenc, Rheinberger, Bach, Fauré, Rutter, Gjeilo e MacMillan.

Entre os compositores portugueses encontram-se Duarte Lobo, Manuel Cardoso, António Cartageno, Manuel Simões, Artur Oliveira, Sousa Marques e Paulo Bernardino a que se junta autor ou autores anónimos dos cantos da festa litúrgica de S. Pedro de Rates, incluídas no Gradual de Braga.

Nos dias 6, 20 e 21 a igreja românica acolhe o 8.º Curso de Música Sacra, que além de uma conferência propõe sessões de Direção Coral, Técnica Vocal e Órgão Litúrgico.

«Aproveitemos todos estes momentos especiais para crescermos na cultura musical e na espiritualidade com que ela nos enriquece», convida o P. Manuel Ribeiro.

 

Programa

Dia 6, 21h30
Música litúrgica no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.
Encontro de Coros Paroquiais
Grupo Coral Paroquial de Balazar – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Paroquial de Caxinas – Vila do Conde; Grupo Coral Paroquial da Estela – Póvoa de Varzim; Grupo Coral Inter-Paroquial de Arcos e S. Pedro de Rates – V. Conde/Póvoa de Varzim

Dia 7, 18h30
Tonalidades temporais e espirituais da música sacra
Capella Duriensis (Porto); Jonathan Ayerest, dir.

Dia 14, 18h30
Sons da Espiritualidade Cristã do Renascimento ao Barroco Musical Europeu
Absolute Vocem Ensemble (Porto); Carlos Meireles, dir.

Dia 20, 21h30
A voz humana, um perpétuo motivo de Ação de Graças.
Coro Manuel Giesteira; Tiago Pereira, dir. | Ensemble Vocal Arnaldo Moreira; Tiago Carriço, dir.

Dia 21, 18h30
A Música Sacra num contexto nacional e europeu
Ensemble Instrumental de Cordas – Ciclo XII; Manuel Faria Ensemble (Coimbra); Paulo Bernardino, dir.

Dia 27, 21h30
A dignidade dos instrumentos musicais no louvor a Deus
Tiago Carriço, violino; Daniel Sousa, órgão

Dia 28, 18h30
A música como instrumento de fé e de oração
Carlos Meireles, barítono; António Mário Costa, órgão | Ensemble Instrumental de Cordas e Ensemble Instrumental de Sopros – Ciclo XII | Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim | José Abel Carriço, dir.









 

SNPC
Publicado em 04.05.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos