Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica lança revista

O Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências da Universidade Católica Portuguesa lançou o primeiro número da sua revista, "International Journal of Philosophy and Social Values".

«"Social values" [valores sociais] remete para uma problemática para a qual o mundo contemporâneo – com as suas crises financeiras, com as ameaças de guerra, com o fenómeno das migrações e dos refugiados, com a crescente desigualdade na repartição das riquezas, mesmo em países em que se verifica um crescimento do produto interno bruto – reclama respostas com urgência cada vez maior», assinala o diretor, Carlos Morujão, no texto de apresentação.

O investigador lembra que «quando a filosofia se isolou dos outros saberes e procurou num fechamento sobre si própria a resposta para os grandes problemas da humanidade, raramente encontrou soluções que estivessem à altura das expectativas que a humanidade sempre nela colocou».

O responsável justifica o título em inglês, língua em que será publicada «parte significativa» dos artigos como expressão de um «desejo de internacionalização da reflexão filosófica que a revista for produzindo» e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de que o idioma «constitui a língua em que mais facilmente se entendem e dialogam, em torno dos mesmos problemas, investigadores de diferentes países e de diferentes orientações».



A publicação assume a herança da «pertença a uma tradição de pensamento onde, desde há dois milénios, se têm gerado algumas das ideias mais importantes e mais fecundas sobre a problemática para que o título da revista aponta»



A parte principal da revista será constituída por um dossiê subordinado a um tema relacionado com o âmbito de investigação referido no título, tendo-se escolhido para o primeiro número "Public affairs and individual autonomy".

«Exige-se, nos tempos que correm e em face dos desafios que são colocados à reflexão, uma reavaliação de conceitos políticos e éticos que, durante muito tempo se consideraram evidentes», sublinha Carlos Morujão.

O contexto da publicação, dentro do espaço da Universidade Católica, significa «uma forma particular de abordagem dos problemas, independentemente da liberdade científica que cabe aos autores de cada artigo», a par de «uma abertura a perspetivas diferentes das da instituição que acolhe os colaboradores, sempre no respeito mútuo e no diálogo produtivo».

«Mas significa também, para quem aposta neste projeto, algo de ligeiramente diferente de tudo isto, mas bem mais significativo. A pertença a uma tradição de pensamento onde, desde há dois milénios, se têm gerado algumas das ideias mais importantes e mais fecundas sobre a problemática para que o título da revista aponta», assinala.

O "International Journal of Philosophy and Social Values", de periodicidade bianual e disponível em suporte impresso e eletrónico, procurará «que a reflexão serena, capaz de preparar um mundo melhor, triunfe sobre a arrogância e a violência».



 

SNPC
Imagem: D.R.
Publicado em 18.07.2018 | Atualizado em 07.10.2023

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos