Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Catedral do Santo Salvador, Isfahan, Irão

A catedral do Santo Salvador, mais conhecida como catedral Vank (palavra que em arménio significa “mosteiro”), é uma das maiores do Irão e a maior da província de Isfahan, no centro do país.

Cerca de 150 mil arménios fugiram de Julfa, em Nakhchivan (atual Azerbeijão) e instalaram-se na cidade de Isfahan (340 km a sul de Teerão) em 1606, onde o xá Abbas I lhes concedeu refúgio, denominando a sua nova casa de Nova Julfa.

No exterior, a igreja, que as autoridades iranianas pretendem que passe a fazer parte da lista do Património Mundial da UNESCO, aparenta-se a uma mesquita, modestamente concebida.

No interior, pelo contrário, está repleta, das paredes aos tetos, de extraordinárias pinturas com cenas e personagens do Antigo e Novo Testamento. O edificado contém pedras das igrejas demolidas em Nakhchivan.

A catedral serviu de acolhimento espiritual aos arménios que fugiram do massacre otomano durante a guerra de 1603-1618.

O primeiro mosteiro em Isfahan foi concluído em 1606 e incluía uma pequena igreja, que 50 anos depois, em 1664, se tornou na resplandecente sé atual, no seguimento de obras de ampliação. A torre sineira foi concluída em 1702.

No mosteiro em que a catedral se insere foram pela primeira vez traduzidos os Evangelhos em farsi. Em 1638, pela primeira vez no Irão, foi fundada uma gráfica e foi publicado o primeiro livro em arménio no Médio Oriente.

O complexo inclui uma biblioteca com mais de 700 manuscritos, de origem arménia e europeia, bem como um museu com peças de valor incalculável, incluindo o texto dos Evangelhos com o peso de 7g.









 

SNPC
Imagem: efesenko/Bigstock.com
Publicado em 04.05.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos