Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: “Cântico do Sol”

Hoje é dia de S. Francisco de Assis, santo medieval da atual Itália que tanto deu no seu tempo e que tanto legou à posteridade, ao mesmo tempo que foi e é fonte inspiradora de música. A proposta para hoje é uma peça com texto do santo que é uma autêntica maravilha.

William Walton (1902-1983), compositor britânico nascido em Oldham, recebeu uma óbvia influência dos seus contemporâneos como Elgar, Stravinsky e Hindemith. Este último foi o solista da estreia do concerto para viola de Walton, uma das suas melhores obras, que data de 1929.

Em 1944 compôs uma banda sonora para uma película de Laurence Olivier, tendo-se seguido outras. Com efeito, a atividade de Walton como compositor de músicas para filmes foi bastante importante na sua produção e foram muitos os grandes intérpretes que estrearam as suas obras.

A proposta para hoje é o “Cântico do Sol”, obra para coro composta em 1974. O texto de S. Francisco de Assis é adaptado por Walton de maneira bastante eficaz, com uma música que começa de forma fresca, sobretudo na viva secção central, com as vozes superiores e inferiores a evoluir de forma impactante.

A encomenda do Festival Coral Internacional de Cork resultou numa obra muito bela, na qual nos fascina a forma como Walton molda o coro para se adaptar ao texto. A interpretação é do grupo The Finzi Singers, dirigido por Paul Spicer.









 

Jose Gallardo Alberni
Fonte: Periodista Digital
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: "S. Francisco de Assis" (det.)
Publicado em 04.10.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos