Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Cantares quaresmais e documentários revivem tradições cristãs em Idanha

Imagem

Cantares quaresmais e documentários revivem tradições cristãs em Idanha

O 7.º Encontro de Cantares Quaresmais e a exibição de quatro documentários sobre as tradições cristãs da Quaresma e Páscoa constituem algumas das iniciativas organizadas pelo município de Idanha-a-Nova.

Este sábado, o fórum cultural é o palco para a apresentação de cantos religiosos da Quaresma, nomeadamente a "Encomendação das Almas", interpretados pelo Grupo das Atalaias (Proença-a-Nova, Beira Baixa), Grupo do Rosmaninhal (Idanha-a-Nova, Beira Baixa) e Amigos do Cante dos Reis de Pedrógão (Vidigueira, Baixo Alentejo).

O programa, que se inicia às 21h30 inclui a atuação do coro da Casa do Povo do Paul e o Grupo Etnográfico do Centro Paroquial de Nossa Senhora das Dores (Covilhã, Beira Baixa), com "Cantos de Misericórdia, Paixão e Alvíssaras", bem como uma mesa redonda.

A 2 e 3 de abril, no mesmo local, decorre o 2.º Curso Livre sobre Religiosidade Popular, que inclui a exibição de quatro documentários: "P'ra irem p'ró céu" "Pão da festa" (no primeiro dia), "Divino, ferido e chagado - Um ato de inverno" e "Senhora Aparecida" (no segundo dia)

"P'ra irem p'ró céu" (2013, 18'), de Pedro Antunes, «documenta a prática ritualística da encomendação das almas no município de Proença-a-Nova, olhando a revitalização deste culto dos mortos e a produção de novos laços de sociabilidade na comunidade».

«É um filme etnográfico de contemplação das almas, das que cá e das que lá estão. Acompanham-se as mulheres-encomendadoras, em percurso sobre um chão-purgatório, de onde libertam, rezando, as almas das suas penas. Guiados pelas vozes dessas mulheres, espreitamos e escutamos a imaterialidade do movimento de ascensão ao céu», refere o texto de apresentação.

Por seu lado, em "Pão da festa" (2000, 31'), do cineasta Vasco Valadares Teixeira, centra-se nos bolos secos que «são dos doces mais comuns nos manjares da Páscoa na Beira Baixa», feitos em Valverde, Fundão, a partir «da massa comum do pão» para consumo familiar e para as dádivas associadas à Páscoa.

"Divino, ferido e chagado - Um ato de inverno" (2015, 28'), de Pedro Antunes, incide «sobre um conjunto de práticas religiosas na aldeia de Alcafozes, Proença-a-Nova, no tempo da Quaresma».

«O filme entretece-se na representação de rituais pelos seus paraticantes, na encenação e montagem mediática das "tradições" locais e nos ecos espectrais do filme "O ato da primavera" (1962), de Manoel de Oliveira», observando-se as relações com a morte e a transcendência, descreve a sinopse.

«Acompanhamos a encenação e corporalização "popular" dos últimos percursos de Cristo, o fim do ciclo de inverno. Participamos na dessacralização de rituais enredados numa remediação televisiva de exibição patrimonial. Ouvimos os presentes que se recordam dos então ausentes. Apesar de ferido e chagado, o divino torna-se visível na performance e emoção dos que praticam os rituais e na memória evocada ao cinema.»

De Pedro Correia Martins é o maior e mais antigo dos documentários, "Senhora Aparecida" (1994, 55'), que transporta o espectador até perto de Lousada, no dia 15 de agosto, data da festa anual que está a ser preparada.

«Os andores são decorados e os caixões em que se deitam os penitentes, de acordo com uma tradição secular, já estão preparados. O novo padre, no entanto, quer terminar com a tradição das promessas de fazer os “enterros”. O conflito é inevitável.»

O filme «conta a história dos pagadores de promessas à Senhora Aparecida, dos seus anseios e das suas histórias pessoais, refletindo sobre a religiosidade tradicional e a religiosidade oficial, a tradição e a modernidade».

O programa do curso livre sobre religiosidade popular prevê, além de conferências e exibição dos documentários, o acompanhamento noturno de celebrações quaresmais de Quinta e Sexta-feira Santas.

A autarquia voltou a editar, este ano, a agenda dos "Mistérios da Páscoa em Idanha", que calendariza as celebrações e rituais programados para as diferentes freguesias e localidades desde fevereiro a maio.

Em 2015 a agenda destaca as manifestações de piedade popular em Segura no dia de Quinta-Feira Santa, desde a tradição da Ceia dos Doze, ao Lava-Pés, a Procissão do Encontro/Calvário ou a Encomendação das Almas, entre outras.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 26.03.2015 | Atualizado em 28.04.2023

 

 

 
Imagem
O documentário entretece-se na representação de rituais pelos seus paraticantes, na encenação e montagem mediática das "tradições" locais e nos ecos espectrais do filme "O ato da primavera" (1962), de Manoel de Oliveira», observando-se as relações com a morte e a transcendência
A autarquia voltou a editar, este ano, a agenda dos "Mistérios da Páscoa em Idanha", que calendariza as celebrações e rituais programados para as diferentes freguesias e localidades desde fevereiro a maio
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos