Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

«Business as usual»

«O negócio avia as ideias que dão forma à nossa vida, ao seu sucesso, aos seus valores, às suas ambições. Na vida de todos os dias somos orientados por conceitos-chave do negócio: ganhar, gastar, poupar, trocar, avaliar, possuir, vender.

Na vida concreta as ideias associadas ao negócio são as únicas de que nunca divergimos, do umbral da casa ao escritório, da aurora ao crepúsculo. O termo "business" tornou-se um vocábulo universal, compreensível inclusive por quem ignora o inglês, verdadeiro emblema de uma sociedade global.»

Uma bela e fremente advertência contra a lógica aplicada àquele vocábulo e às suas pretensões idolátricas foi lançada pelo psicanalista norte-americano James Hillman (1926-2011), no seu ensaio "Kinds of power" (Tipos de poder).

O especialista chama a atenção para a força totalizadora (por isso falava de idolatria) que a mentalidade do "business" contém em si. Fazer negócios torna-se a unidade de medida de cada ato, escolha, decisão.

As consequências são múltiplas. Perde-se o gosto do amor, que de sua natureza é gratuidade: «Nos negócios não há amigos, só sócios», escrevia Alexandre Dumas em "O conde de Monte Cristo".

Os negociantes tornam-se desconfiados, astutos: «Esta é a regra dos negócios: fazei-a aos outros, porque eles a farão a vós», dizia outro escritor, Charles Dickens.

Transforma-se a escala dos valores, até porque esta palavra, "valores", tem um significado totalmente outro na linguagem dos negócios. Nunca há trégua, já não é possível dizer «basta!» na acumulação, e chega-se a pensar que é possível impedir a morte.

Mas o salmista adverte-nos: «Eles confiam na sua opulência e vangloriam-se nas suas riquezas. Infelizmente, o homem não consegue escapar nem pagar a Deus o seu resgate» da morte (49, 7-8).



 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: SNPC
Imagem: Phongphan/Bigstock.com
Publicado em 19.04.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos