Breves
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Vaticano

Conselho Pontifício da Cultura distingue investigador português

O Conselho Pontifício da Cultura distinguiu o investigador português Luís Alberto Esteves Casimiro pela obra “A Anunciação do Senhor na Pintura Quinhentista Portuguesa (1500-1550). Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico”.

A tese de doutoramento de dois volumes e 2144 páginas foi concluída em 2005, tendo sido orientada por Fausto Sanches Martins, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e padre Redentorista.

Luís Alberto Casimiro começa por esclarecer as questões teológicas mais importantes que se prendem com o tema da Anunciação, analisando o Evangelho de S. Lucas, o Antigo Testamento e textos apócrifos, além de obras dos Padres da Igreja e teólogos da Idade Média e do Renascimento.
O autor procura comprovar a existência de um esquema geométrico de composição que esteve na génese estrutural das pinturas, que terá sido utilizado com a finalidade de reforçar a mensagem.

A utilização desta metodologia sobre cerca de 50 pinturas veio comprovar o conhecimento das leis da perspectiva por parte dos pintores.

O prémio, atribuído pela Pontifícia Academia Mariana Internacional, será entregue pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone, durante a sessão pública das Academias Pontifícias marcada para 16 de Dezembro, na Aula Magna do Conselho Pontifício da Cultura.

 

© SNPC | 12.11.10


FotoLuís Alberto Casimiro

 

 

Artigos relacionados

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página