Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Bíblia Moov": Concurso desafia jovens a criarem vídeos sobre milagres de Jesus

Imagem Póster (det.) | D.R.

"Bíblia Moov": Concurso desafia jovens a criarem vídeos sobre milagres de Jesus

A Sociedade Bíblica lançou o concurso "Bíblia Moov", que desafia os jovens dos 12 aos 27 anos a conceberem um vídeo que, «de forma criativa», utilizando os recursos áudio e multimédia, e «recorrendo a géneros e formas de expressões variados», se centre nos "milagres de Jesus", tema escolhido para a segunda edição da iniciativa.

«Bíblia Moov é um concurso vídeo onde podes, com um grupo de amigos, explorar os recursos audiovisual e multimédia, e as mais variadas formas de expressão: teatro, mímica, dança, música, poesia, conto, banda desenhada, animação, pintura, etc., para fazeres um vídeo que retrate a leitura e a interpretação de um texto bíblico proposto», lê-se na página dedicada ao projeto.

O vídeo com a duração máxima de cinco minutos, que deverá ser entregue até 31 de março de 2017, será avaliado por um júri multidisciplinar que inclui a cineasta Inês Gil, membro do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Podem concorrer ao concurso grupos informais de jovens de qualquer nacionalidade, desde que residentes em Portugal, ou já constituídos, nas mesmas condições, em comunidades e movimentos cristãs, escolas, universidades, associações culturais e desportivas ou outras, que serão divididos em duas categorias: dos 12 aos 17 anos e dos 18 aos 27.

O júri é também integrado por Dale Chappel, produtor televisivo e teatral, compositor, letrista e professor de direção vocal, Ben Monteiro, artista interdisciplinar nas áreas da Música, Produção Musical, Realização, Interpretação, Movimento Contemporâneo, Design Gráfico e Ilustração, Adelaide Sousa, atriz e apresentadora, e Simão Silva, doutorando em Estudos Culturais e Mestre em Ciência das Religiões.

Originalidade da adaptação do texto bíblico, produção, direção de arte e fotografia, som, edição, pós-produção, efeitos especiais e visuais, interpretação (quando existe direção de atores) e qualidade da animação dos desenhos/imagens são os parâmetros a avaliar pelos jurados.

O vídeo vencedor da secção para participantes dos 12 aos 17 anos receberá um prémio no valor de 500 euros, e a equipa que ganhar o galardão para jovens entre os 18 e 27 anos terá direito a 1 500 euros, além da possibilidade de participar numa oficina sobre realização em Londres, para um dos membros do grupo, com viagens pagas.

Além destes prémios, que serão entregues em cerimónia agendada para 29 de abril de 2017, está prevista a possibilidade de serem concedidos outras distinções, por categorias, no valor de 200 euros.

A página do concurso apresenta 20 episódios do Novo Testamento relativos aos milagres de Jesus, acompanhados pelas respetivas citações bíblicas, além de elencar as etapas de produção de um vídeo, desde a pré-produção à finalização, incluindo uma aula de quase sete minutos com a explicação das várias fases de elaboração.

O "site" permite, ainda, a visualização dos filmes premiados na primeira edição, desde o vencedor absoluto às categorias "Melhor Interpretação", "Melhor Produção", "Melhor Edição" e "Melhor Casting", assim como a menção honrosa.

A Sociedade Bíblica, em Portugal desde 1809, é uma organização cristã sem fins lucrativos presente em mais de 200 países e territórios, que tem por missão «promover a mais ampla, eficaz e relevante distribuição da Bíblia em português ou em qualquer outra língua, e ajudar as pessoas a interagir com a Palavra de Deus».

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 28.07.2016

 

 

 
Imagem Póster | D.R.
Originalidade da adaptação do texto bíblico, produção, direção de arte e fotografia, som, edição, pós-produção, efeitos especiais e visuais, interpretação (quando existe direção de atores) e qualidade da animação dos desenhos/imagens são os parâmetros a avaliar pelos jurados
A página do concurso apresenta 20 episódios do Novo Testamento relativos aos milagres de Jesus, acompanhados pelas respetivas citações bíblicas, além de elencar as etapas de produção de um vídeo, desde a pré-produção à finalização
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos