Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Bíblia inspira tema da Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Imagem

Bíblia inspira tema da Semana Cultural da Universidade de Coimbra

"O Livro. No princípio, era o conhecimento" constitui o tema da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que começa terça-feira e se prolonga até 1 de maio, com mais de 90 eventos multidisciplinares sobre livros, ciência, música, dança, teatro e cinema, entre outras áreas das artes e do saber.

«O subtítulo da Semana Cultural – No princípio, era o conhecimento - inspira-se na abertura do Evangelho segundo S. João. Propondo o livro como tema, o “Livro dos Livros”, onde mora o fundamento das três religiões d’o Livro, era incontornável», refere o texto de apresentação.

Os organizadores desejam que a Semana Cultural «seja uma oportunidade para focar no que une, e não no que separa, sublinhando a riqueza da diversidade e fazendo a apologia do diálogo intercultural e inter-religioso».

A propósito do tema será exposto «um documento histórico original e único: a Bíblia – o Livro dos livros – de  Abravanel (tesouro do séc. XV), à guarda da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra», revela a página "Notícias de Coimbra".

«A escolha do tema prende-se igualmente com a efeméride da autorização régia de D. João V para a construção da Casa da Livraria da Universidade – que é hoje a Biblioteca Joanina cujos 300 anos se assinalam em 2016», explica, por seu lado, o jornal "Público".

A 5 de março, pelas 10h00, realiza-se a conferência sobre um Livro de Horas que constitui «uma das peças bibliográficas notáveis dos fundos» da Biblioteca Geral, que acolhe a sessão, com um bibliotecário a falar do objeto material e um universitário a discorrer sobre a obra intelectual.

«A Bíblia moldou a civilização em que vivemos.» Neste contexto, a sé velha recebe a 10 de abril, às 17h00, o concerto "Via Crucis", obra composta por Franz Liszt que vai ser interpretada pelo Orfeon Académico de Coimbra e Orquestra de Sopros Opus 21.

No dia seguinte, no Teatro Académico de Gil Vicente, decorre às 18h00 uma tertúlia onde os convidados e participantes dialoguem «abertamente sobre a interculturalidade e inter-religiosidade», com a intervenção de José Eduardo Franco, entre outros convidados.

"Escrever e iluminar um livro - A regra quinhentista da Ordem de Santa Clara pertencente à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra" é o tema de uma jornada constituída por duas conferências agendadas para 18 de abril, às 18h00, no auditório do mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

«Maria José Azevedo Santos abordará a produção e a manufatura de um livro de função ideológico-estética: do pergaminho às tintas, da letra à encadernação. Francisco Pato de Macedo incidirá na importância da decoração pictural na ilustração de livros manuscritos, enquanto requisito de provimento de aparato e, essencialmente, na conexão do texto e das imagens.»

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 24.02.2016 | Atualizado em 28.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos