Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Bento XVI recebeu distinguidos com Prémio Ratzinger na véspera da entrega dos galardões

Bento XVI recebeu distinguidos com Prémio Ratzinger na véspera da entrega dos galardões

Imagem Bento XVI com os premiados da edição de 2017 do Prémio Ratzinger | Vaticano, 17.11.2017 | D.R.

O papa emérito Bento XVI acolheu hoje no mosteiro Mater Ecclesia, no Vaticano, onde reside, as três personalidades que este sábado vão receber o Prémio Ratzinger, considerado o “Nobel da Teologia”, das mãos do papa Francisco.

O compositor estónio ortodoxo Arvo Pärt, o teólogo luterano alemão Theodor Dieter e o teólogo e sacerdote católico alemão Karl-Heinz Menke tiveram «um encontro muito intenso e sereno» com o pontífice emérito, revela a Fundação Joseph Ratzinger-Bento XVI.

A cerimónia de entrega dos prémios começará com o presidente da Fundação Ratzinger, o P. Federico Lombardi, seguindo-se a intervenção do cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e membro do Comité Científico da Fundação, que ilustrará o perfil dos três premiados desta 7ª edição, refere a Rádio Vaticano.

Após a entrega do Prémio, Francisco pronunciará algumas palavras e o compositor estoniano executará o “Pater Noster” num piano pertencente a Bento XVI. O coro da Capella Musical Pontifícia Sistina, dirigido pelo maestro Massimo Palombella, interpretará algumas peças.

«Os três premiados deste ano pertencem a três diversas confissões cristãs: catolicismo, luteranismo e ortodoxia. Ademais, pela primeira vez, entre eles figura um grande artista, por proposição do Comité Científico da Fundação, pelo apreço de Bento XVI pela música e todas as artes, que aproximam o homem da Verdade e favorecem o encontro com Deus», refere a Fundação Joseph Ratzinger, que outorga a distinção.

Arvo Pärt, que desde 2011 é membro do Conselho Pontifício da Cultura, compôs a obra “Drei Hirtenkinder aus Fátima” (Os três pastorinhos de Fátima), estreada em fevereiro de 2015, breve peça para coro misto “a cappella” sobre o texto de um versículo do Salmo 8. 



 

SNPC
Fontes: Fundação Joseph Ratzinger, Rádio Vaticano
Publicado em 18.11.2017 | Atualizado em 28.04.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos