Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: “Beata es Maria”

Para este final de semana, que põe termo ao mês de setembro, proponho uma música muito bela, dedicada à Virgem, já que é sábado. Além de nos conduzir a Cristo, ela leva-nos também a conhecer compositores e obras dedicadas à Mãe de Deus.

A peça que escolhemos é de Jacob Obrecht (1457/8-1505), compositor dos Países Baixos nascido em Gant. Em 1489 o teórico napolitano Johannes Tinctoris disse de Obrecht que tinha levado a música à perfeição.

Filho de pai trompetista profissional, passou por várias igrejas de relevância da sua região, até que o duque de Ferrara lhe deu emprego em Itália.

Na sua música encontramos a influência de Busnois e Ockeghem. O seu contraponto sobressai pela sua clareza e elegância, sobretudo quando apresenta as frases em repetição e em cadências.

A sua harmonia avança verticalmente e há quem qualifique a sua música de “hiper-racionalista”, pela sua complexidade e pela maneira como às vezes apresenta várias melodias de “cantus firmus”. Nos seus motetos mostra-nos uma tendência para a ênfase retórica, prestando especial atenção ao texto.

Um desses motetos é “ Beata es, Maria”, a quatro vozes. Parece basear-se numa melodia italiana popular, que se assemelha à obra de Loyset Compère. Pode também indicar que Obrecht compôs a peça nos seis meses em que permaneceu em Ferrara.

A composição divide-se em duas partes, com a melodia principal no tenor. As quatro vozes evoluem em contraponto e o tenor canta uma melodia relacionada com as litanias.

Na segunda parte, o tenor repete as suas vozes, enquanto que as outras cantam uma conhecida melodia mariana. A natureza italianizada da composição é muito forte, mas também apreciamos toda a racionalidade que a música holandesa pode oferecer.

A interpretação é da Capella Sancti Michaelis, dirigida por Erik Van Nevel.








 

Jose Gallardo Alberni
In Periodista Digital
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: "Assunção da Virgem" (det.) | Andrea del Sarto | Galeria Palatina, Florença, Itália
Publicado em 29.09.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos