Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Autarquia lança primeira edição de ciclo de órgão de tubos

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira inaugura no próximo domingo, 2 de setembro, a primeira edição do Ciclo de Órgão de Tubos, que percorrerá quatro igrejas durante os primeiros domingos do mês.

A iniciativa «pretende resgatar e valorizar parte da memória musical do concelho», possibilitando «usufruir da diversidade e dos magníficos órgãos de tubos que compõem o património religioso» da região, assinala a edilidade.

«Além do património material que é a música, o programa permite ainda uma valorização do património imaterial, explorando, numa criteriosa escolha, algumas das obras dos mais importantes compositores nacionais e estrangeiros», explica o município.

Antes dos concertos será apresentado um «breve» enquadramento histórico e técnico de cada órgão, «seduzindo o público para a diversidade deste património, assim como das suas possibilidades».

O programa começa a 2 de setembro, às 17h30, na igreja de Mosteirô, com o organista feirense Rui Soares, que tocará num órgão Eisenbarth, inaugurado em 2014, tendo sido originalmente destinado à capela de um hospital da cidade de Passau, na Alemanha (1966).

O italiano Matteo Imbruno apresenta-se no dia 9, à mesma hora, na igreja matriz da Feira, ao teclado de um órgão Walcker, construído em 1896, na Alemanha.

A 16 de setembro, sempre às 17h30, a organista espanhola Esther Ciudad toca na igreja de Nogueira da Regedoura, num instrumento inaugurado em 2010, depois de concebido para a igreja protestante “Evangelische Kirchengemeinde” de Berlim, em 1962.

O ciclo termina no dia 23, à mesma hora, na igreja matriz de Lamas, novamente com Rui Soares, num órgão proveniente da Oficina de Cavaillé-Coll de Paris, «um dos organeiros mais famosos na Europa do séc. XIX».


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Publicado em 29.08.2018 | Atualizado em 07.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos