Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Átrio dos Gentios chega ao Brasil

Imagem

Átrio dos Gentios chega ao Brasil

Curitiba vai ser a primeira cidade brasileira a receber, entre 11 e 13 de abril, o Átrio dos Gentios, plataforma da Igreja católica para o diálogo entre crentes e não crentes.

O programa integra-se na viagem que o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, vai efetuar ao Brasil entre os dias 7 e 13, com passagem pelo Rio de Janeiro e Aparecida, onde pregará um retiro em que são esperados 400 bispos brasileiros.

Ciência e fé, tecnologia e espiritualidade, e educação e espiritualidade serão os principais temas do Átrio dos Gentios em Curitiba, 1400 km a sul de Brasilia.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a arquidiocese e a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil.

"Deus, Cosmos, Humanidade: um diálogo de fronteiras” é o tema do debate sobre a relação entre ciência e fé, que contará com a participação do astrofísico Marcelo Gleiser e Gianfranco Ravasi.

«Tínhamos alguns nomes em mente para esse evento específico, e ficámos muito contentes pelo facto de o Marcelo Gleiser ter aceitado porque, apesar de ele ser agnóstico, a postura pessoal dele não é de confronto, mas de diálogo», explicou o diretor do Instituto Ciência e Fé, Fabiano Incerti, citado pelo jornal "Gazeta do Povo".

A mesa-redonda sobre tecnologia e espiritualidade terá como convidado Luli Radfahrer, consultor em inovação digital, enquanto que o tema sobre o cruzamento entre educação e espiritualidade «deve incluir um encontro do cardeal Ravasi com jovens estudantes».

Para a sessão de encerramento foi anunciado um espetáculo do grupo musical brasileiro "Família Lima", que tocou para o papa João Paulo II no Jubileu das Famílias, no Vaticano.

«O "diálogo" que eles fazem entre o clássico e o moderno vem muito ao encontro do que estamos querendo fazer, o diálogo entre a religião, a ciência e a cultura», afirmou o diretor do Instituto Ciência e Fé.

 

Rui Jorge Martins
Publicado em 12.02.2016 | Atualizado em 29.04.2023

 

 

 
Imagem
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos