Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes
Paisagens
Pedras angulares A teologia visual da belezaQuem somosIgreja e CulturaPastoral da Cultura em movimentoImpressão digitalVemos, ouvimos e lemosPerspetivasConcílio Vaticano II - 50 anosPapa FranciscoBrevesAgenda VídeosLigaçõesArquivo

Ata de atribuição do Prémio "Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes" a Francisco Sarsfield Cabral

O Júri do Prémio «Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes» deliberou, por unanimidade, atribui-lo, nesta que é a sua décima edição, ao jornalista Francisco Sarsfield Cabral.

Francisco Sarsfield Cabral nasceu no Porto em 1939 e licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa. As quatro décadas e meia que tem dedicado ao jornalismo atestam-no como uma das vozes mais competentes da Comunicação Social Portuguesa. Uma voz que se destaca pela sua independência, conhecimento das matérias e, elemento não menos importante nos tempos em que vivemos, por uma cordial sabedoria. Francisco Sarsfield Cabral nunca reflete o mundo a preto e branco, e o jornalismo que pratica não se deixa capturar pelo imediatismo das reações ou pelo ruído dos chamados soundbites. Nesse sentido, tem sabido testemunhar a importância da preparação daqueles que opinam no espaço público; do seu distanciamento face aos interesses económicos e políticos; do rigor que torna fiável o discurso; da dimensão construtiva tão fundamental para a unidade e coesão da nossa comunidade nacional. Sinal disso tem sido o amplo espetro dos palcos onde tem atuado. Na Imprensa, foi Diretor do Jornal Público; foi jornalista e colaborador dos semanários O Jornal, Expresso e Semanário; dos quotidianos Diário Popular, Primeiro de janeiro, A Tarde, Diário de Notícias, entre outros. E mantém uma presença regular em O Sol. Na televisão, foi Sub-Diretor para a Informação da RTP e é comentador de referência para assuntos económicos e políticos em outros canais. Na Rádio, o destaque vai para a sua ligação à Rádio Renascença de que foi já Diretor de Informação e de que permanece hoje um dos mais prestigiados colaboradores.

Num momento em que a Comunicação Social passa por reconfigurações várias e se assiste à emergência de novos projetos, o Júri do Prémio «Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes» quer relevar, na pessoa de Francisco Sarsfield Cabral, a importância do jornalismo de referência para a construção da democracia e para a qualificação do nosso viver comum.

O Júri do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes teve a seguinte constituição: D. João Lavrador, Vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; Cónego João Aguiar, Presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, patrocinadora deste Prémio; António Vaz Pinto S.J., Diretor da Revista “Brotéria”; Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura; Maria Teresa Dias Furtado, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; José Tolentino Mendonça, Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Esta é a décima atribuição do «Prémio de Cultura Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes», instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura em parceria com a Rádio Renascença, e que, nas edições anteriores, distinguiu já o poeta Fernando Echevarria, o cientista Luís Archer s.j., o cineasta Manoel de Oliveira, a professora de Estudos Clássicos Maria Helena da Rocha Pereira, o político e intelectual Adriano Moreira, o trabalho de diálogo entre Evangelho e Cultura levado a cabo pela Diocese de Beja, o compositor Eurico Carrapatoso, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira e o pedagogo Roberto Carneiro.

Lisboa, 12 de maio de 2014

 

© SNPC | 14.05.14

Redes sociais, e-mail, imprimir

Foto
Francisco Sarsfield Cabral
Foto: Fundação Francisco
Manuel dos Santos

 

 

 

Página anteriorTopo da página

 


 

Receba por e-mail as novidades do site da Pastoral da Cultura


Siga-nos no Facebook

 


 

 


 

 

Secções do site


 

Procurar e encontrar


 

 

Página anteriorTopo da página