Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Arte permite «aceder à fé mais do que muitas palavras e ideias», afirma papa

A arte, «fonte de harmonia e de paz», permite «aceder à fé mais do que muitas palavras e ideias, porque com ela partilha o mesmo caminho, o da beleza», declarou hoje o papa.

Ao encontrar-se, no Vaticano, com dirigentes da associação “Patrons of the Arts in the Vatican Museums”, financiadores dos trabalhos de restauro nos museus pontifícios, o papa vincou que «contemplar a grande arte, expressão da fé», contribui para «reencontrar o que conta na vida».

Aos participantes na sessão, que estão a assinalar os 35 anos do organismo, o papa frisou que a «beleza da arte» faz «bem à vida e cria comunhão», e agradeceu-lhes a generosidade do seu mecenato.

O financiamento «contribuiu de modo assinalável para o restauro de numerosos tesouros de arte guardados nos Museus do Vaticano», continuando a tradição de quem ao longo dos séculos subvencionou «os frescos e os sarcófagos nas catacumbas, as grandes catedrais românicas e góticas, as obras de Miguel Ângelo, Rafael, Bernini e Canova».

«A arte une Deus, o homem e a criação numa única sinfonia», ao mesmo tempo que une passado, presente e futuro e «envolve no mesmo olhar pessoas diferentes e povos distantes», observou Francisco.

Para o papa, a arte cristã «conduz para dentro da própria pessoa e eleva sobre a própria pessoa»: «Reporta-nos ao amor que nos criou, à misericórdia que nos salva, à esperança que nos aguarda».

«No nosso mundo inquieto, hoje infelizmente tão ferido e tão degradado por egoísmos e lógicas de poder, a arte representa, talvez ainda mais do que no passado, uma necessidade universal, enquanto é fonte de harmonia e de paz. E exprime a dimensão da gratuidade», apontou.


 

Rui Jorge Martins
Fonte: Sala de Imprensa da Santa Sé
Imagem: "Le manteau de la Vierge" (det.) | Simon Hantai | 1960 | Museus do Vaticano | D.R.
Publicado em 28.09.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos