Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Arte, cultura e espiritualidade marcam presença do Vaticano na Expo 2017 com tema "Energia para o Bem Comum"

Arte, cultura e espiritualidade marcam presença do Vaticano na Expo 2017 com tema "Energia para o Bem Comum"

Imagem Expo 2017 | D.R.

A Santa Sé vai marcar presença na Expo 2017, a inaugurar esta sexta-feira em Astana, capital do Cazaquistão, que será dedicada ao tema "Future Energy", revela hoje o jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano".

Presente em exposições universais desde 1851, o Vaticano participa no evento, que decorre até 10 de setembro, com um pavilhão próprio, intitulado "Energia para o Bem Comum: Cuidar da Nossa Casa Comum".

O espaço, para o qual contribuiu a Igreja local, «aprofunda o tema da energia do futuro, entendida como oportunidade para a promoção do homem e para a melhoria da "casa comum" na base de um uso equitativo e sustentável dos recursos naturais».

«O tema da exposição impele-nos a pensar nos modos de alcançar a justiça social no campo da energia, e como garantir acesso a ela em países onde faltam energia e recursos, assegurando que a energia é usada de uma forma limpa e ética», lê-se na página dedicada à Santa Sé.

A proposta do Vaticano assenta em cinco pilares: «A energia é um bem comum de toda a humanidade»; «todo o ser humano é responsável por ela e tem de contribuir para a energia global»; «a gestão da energia deve fomentar a paz, e não o conflito»; «o principal propósito da energia é fomentar o desenvolvimento humano»; «a cooperação entre povos de todas as fés é instrumental para o acesso universal à energia».

O itinerário expositivo inclui equipamentos digitais e prevê que os visitantes sejam acompanhados através de percursos fotográficos, artísticos, culturais e espirituais, refere o jornal.

«O amor de Deus como origem da criação do homem e da Terra; a energia como instrumento colocado nas mãos do homem, que nem sempre faz dela um uso adequado» constituem dois dos «ambientes temáticos» do pavilhão.

O espaço completa-se com outros dois temas: «a energia dirigida para o desenvolvimento integral da pessoa e para o cuidado da cada comum; a força da espiritualidade, com particular referência à oração, à procura de sentido e ao diálogo inter-religoso».

Na inauguração do pavilhão da Santa Sé, agendada para este sábado, 10 de junho, participa o cardeal ganês Peter Turkson, comissário da presença da Santa Sé e responsável pelo dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. O dia nacional do Vaticano será assinalado a 2 de setembro.

Ocupando um espaço de 25 hectares, a Expo 2017, que volta a não contar com a participação de Portugal, após a exposição de Milão, em 2015, tem três subtemas, orientados para a apresentação de tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis: redução das emissões de dióxido de carbono, eficiência energética e energia para todos.



Imagem Projeto do pavilhão da Santa Sé na Expo 2017 | D.R.

Imagem Projeto do pavilhão da Santa Sé na Expo 2017 | D.R.



 

SNPC
Publicado em 07.06.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos