Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Anjos: Presença, linguagens e mediações em Fátima é tema da nova Didaskalia

“Os anjos: presença, linguagens e mediações – Fátima 1917-2017” é o tema da mais recente edição da revista Didaskalia, publicada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Lisboa).

«O presente fascículo pretende, ainda no contexto e rescaldo das celebrações centenárias de Fátima, retomar a questão dos Anjos, num tempo em que se fala do seu “regresso” e os teólogos continuam a especular sobre expressões angeológicas, tais como o “Anjo de Portugal” ou o "Anjo de Fátima"», refere a nota de apresentação.

A proposta deste número (280 págs., 19,95 €) «é a de um percurso pelas fontes e contributo da história, teologia e filosofia, com um olhar sobre as modernas derivações culturais e políticas da mediação angélica», explica o diretor da revista, P. Isidro Lamelas, OFM, em texto enviado ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A evocação do P. Joaquim Carreira das Neves, OFM (1934-2017), redigida pelo diretor da Didaskalia, abre este número, seguindo-se «uma incursão pelo mundo helenístico, com um contributo de Pedro Braga Falcão, sobre o “Daimōn como categoria relacional: um estudo etimológico”, de onde se deduz que daimōn deve ser considerado não tanto uma categoria substantiva, mas uma categoria situacional ou relacional».

Com o artigo de José Carlos Carvalho, “The nations between the Angel and the Beast in the book of Revelation”, entra-se «no mundo bíblico e apocalíptico, com o Anjo e a Besta como atores e representação dos dois lados de um combate de ontem e de hoje», lê-se no resumo da publicação.

Por seu lado, o patrólogo Marco Rizzi examina no estudo “Gli angeli tra protologia ed escatologia: la critica di Agostino a Origene nel ‘De civitate Dei’” a «polémica agostiniana contra Orígenes, no livro XI da Cidade de Deus, acerca da protologia e especialmente a criação dos anjos».

«Da Patrística o leitor deste volume é convidado a transitar para o pensamento medieval», no artigo, em italiano, de Tiziana Suarez-Nani, «que trata da “linguagem e comunicação dos anjos” naquele período e em S. Tomás da Aquino». 

“Sereis como anjos. Angelologia e escatologia”, é o título do artigo de António A. Martins», que precede, «como não podia deixar de ser, num volume celebrativo do Centenário das Aparições de Fátima, “as Aparições do Anjo em 1915 e 1916”, título do estudo assinado pelo P. Luciano Cristino, porventura o maior conhecedor do fenómeno de Fátima», que faculta «um estudo detalhado das aparições do Anjo na Cova da Iria».

«Porque os anjos são uma “presença quotidiana” na piedade cristã, o artigo de José da Silva Lima sobre a “presença invisível” dos Anjos propõe-nos um olhar sobre o tema na cultura e religiosidade contemporânea», aponta o P. Isidro Lamelas.

Silvano Zucal escreve curiosas páginas sobre a “angelologia política” na atualidade, através do artigo “Angelologia politica in età contemporânea”. «Efetivamente, se é verdade que o Anjo é geralmente tratado na perspetiva da sua relação com o indivíduo singular, este estudo mostra quanto as asas angélicas do Invisível se estendem ao ponto de proteger e guardar não apenas os indivíduos, mas também os povos e as nações.»

O fascículo correspondente ao segundo semestre de 2017 conta ainda com estudos fora do tema angélico: “‘Disse no meu coração’: a singularidade da reflexão dos sábios de Israel” (Luísa Maria Almendra) e “Busca de sentido da vida e reconciliação cristã. Leitura teológica do pensamento de Viktor Frankl” (Nuno Manuel Santos Almeida).

A revista completa-se com “A vulnerabilidade como lugar ético: sobre ‘De Profundis, Valsa Lenta’", de José Cardoso Pires” (Teresa Toldy, Rui Estrada) e “Filosofia e teologia no pensamento de Heidegger” (Mafalda Faria Blanc).



 

SNPC
Imagem: Capa | D.R.
Publicado em 01.03.2018

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos