Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"Agarrar o presente. Decidir o futuro": Jovens falam para jovens em 10 minutos

"Agarrar o presente. Decidir o futuro": Jovens falam para jovens em 10 minutos

Imagem Creatista/Bigstock.com

"A firmeza das convicções", "a inteligência para além da devoção", "os novos lugares da fé", "casar para viver o Evangelho" são alguns dos temas que oito jovens vão falar para outros jovens durante 10 minutos cada.

A iniciativa "Às 8 e 10 God talks - Agarrar o presente. Decidir o futuro", que decorre a 21 de maio, no Porto, visa «"dar a palavra aos protagonistas", pondo os jovens a inspirar outros jovens», refere uma nota de imprensa enviada hoje ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O programa começa às 20h10 com o tema "Descomplicar Deus - Questões para crentes e não crentes", por Pedro Cameira, um dos padres jesuítas responsável pelo Centro de Reflexão e Encontro Universitário - Inácio de Loyola (CREU-IL), que organiza e acolhe o encontro.

A sessão prossegue às 20h20 com "A firmeza das convicções - O desejo de ser coerente. A força e a fragilidade" (Teresinha Folhadela, enfermeira), seguindo-se "De quanta ciência precisa a fé (e vice-versa)? - A inteligência para além da devoção (João Pedro Mortágua, engenheiro aeroespacial).

"Nada nos é indiferente - De que justiça precisa hoje o nosso mundo? Ainda podemos sonhar?" são as interrogações a colocar pelo arquiteto Filipe Costa Lima, e às 20h50 a psiquiatra Ana Cabral e a psicóloga Ana Cabral propõem "Viver o presente: hibernar, fugir ou esperar? - A busca de felicidade, entre excessos, carências e decisões adiadas".

João Melo, estudante de Direito, fala a partir das 21h20 sobre o tema "Abrir caminhos ao futuro - As igrejas estão a ficar vazias? Os novos lugares da fé", e 10 minutos depois "Viver como nunca imaginei - Ser fermento na massa. Audácia e escondimento", por Francisco Ferreira sj, estudante de Teologia e missionário.

"No amor não há temor - Casar para viver o Evangelho" é o testemunho que vai ser oferecido pelos médicos João e Leonor Mendonça Almeida, antecedendo o encerramento, às 21h50, com "A Igreja não volta para trás - Nem 'parque jurássico' nem 'à la carte'. Como unir as diferenças?".

Esta intervenção de encerramento é proferida pelo P. Carlos Carneiro, igualmente responsável pelo CREU-IL e orador da conferência de abertura da 13.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que a 3 de junho debate, em Fátima, o tema "'Out of the box' - A relação dos jovens com a Cultura".

"Às 8 e 10 God talks", «que pretende abordar o mundo juvenil a partir da fé», destina-se especialmente a pré-universitários, universitários e jovens profissionais. A participação requer inscrição e tem o custo de três euros, incluindo jantar.



 

Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos