Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

A pequena Maria

«O sacerdote acolheu Maria e, beijando-a, abençoou-a, exclamando: "O Senhor engrandeceu o teu nome em todas as gerações". Ele colocou-a então no terceiro degrau do altar, e ela dançou com os seus pezinhos, e toda a casa de Israel começou a querer-lhe bem. Maria crescia no templo como uma pomba e recebia o alimento da mão de um anjo.»

No mês dedicado à Mãe de Jesus quisemos desenhar um retrato muito especial dela. Quem o oferece é um dos mais antigos textos apócrifos (ou seja, não "canónicos") cristãos, o Protoevangelho de Tiago, do séc. II, texto a que devemos também os nomes dos pais de Maria, Joaquim e Ana, ignotos aos Evangelhos canónicos.

É também deles desconhecido este episódio da apresentação no templo da pequena Maria. Gostaria de sublinhar o acento colocado pelo antigo autor na beleza e simpatia desta menina: dança diante de Deus com os seus pezinhos, simples e delicada como uma pomba, e «toda a casa de Israel começou a querer-lhe bem».

Muitas vezes lamentamo-nos - inclusive com razão - de algum excesso sentimental na devoção mariana: sabemos, com efeito, que o constitutivo da sua figura deveria ser a maternidade divina e, portanto, a sua ligação com Cristo.

No entanto, é belo que Maria tenha trazido consigo um toque de frescura na espiritualidade, tenha exaltado a feminilidade e a ternura, uma presença preciosa e significativa na "seriedade" do mistério cristão.

Outro apócrifo, a "História de José, o carpinteiro", metia na boca do noivo de Maria estas palavras: «Amei Maria de forma única, com a intensidade da minha vontade, a bênção do Pai e o conselho do Espírito Santo».



 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: SNPC
Imagem: "Maria e o Menino" (det.) | Fra Angelico | C. 1433 | Staatliche Museen, Berlim, Alemanha
Publicado em 10.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos