Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Leitura: “A Misericórdia de Deus – Coração pulsante do Evangelho”

Leitura: “A Misericórdia de Deus – Coração pulsante do Evangelho”

Imagem Capa | D.R.

O livro “A misericórdia de Deus – Coração pulsante do Evangelho”, da Universidade Católica Editora, com coordenação de Juan Ambrosio, vai ser apresentado hoje, em Lisboa, por Jerónimo Trigo, também professor da Faculdade de Teologia.

Na nota introdutória explica-se que a Faculdade de Teologia «promoveu um ciclo de estudos, na forma de encontros mensais, e em regime presencial, com os quais pretendeu promover e aprofundar o diálogo entre a fé e a cultura contemporânea, tendo por pano de fundo a temática da misericórdia, “coração pulsante do Evangelho”, nas suas diversas dimensões bíblicas, teológicas e eclesiológicas».

«Da reflexão desenvolvida resultou o conjunto de textos reunidos neste volume, que colocamos ao dispor de todos os que participaram nesses encontros, bem como daqueles que queiram aprofundar esta realidade tão central para o agir da comunidade eclesial e para a experiência cristã», lê-se no texto.

“A misericórdia “chave” de leitura e de ação da vida cristã. Notas de leitura (Juan Ambrosio), “Oseias. ‘Voz e rosto’ da misericórdia de Deus” (João Lourenço), “A misericórdia precisa de um espelho: voltar à parábola do Filho Pródigo” (José Tolentino Mendonça) e “Os cantos do Servo. O grito da misericórdia de Yahwé” (João Louranço) constituem as quatro primeiras intervenções.

A obra (236 pág., 17,50 €) completa-se com “Dinamismos de misericórdia no coração e na palavra dos sábios de Israel” (Luísa Maria Varela Almendra), “Jesus: rosto da misericórdia” (Alexandre Palma), “Igreja, anúncio e testemunho da misericórdia” (José Eduardo Borges de Pinho), “Protagonistas da misericórdia de Deus” (Teresa Messias) e “Misericórdia e arte de cuidar” (Fernando Sampaio).

A apresentação, inserida nas «comemorações de encerramento do Ano da Misericórdia», está marcada para as 19h00, na Universidade Católica (auditório Padre José Bacelar e Oliveira).



 

Rui Jorge Martins
Publicado em 18.11.2016

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos