Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

A imagem da canonização de Madre Teresa de Calcutá e o que o autor pensa dela

Imagem Madre Teresa de Calcutá (det.) | Chas Fagan | D.R.

A imagem da canonização de Madre Teresa de Calcutá e o que o autor pensa dela

O retrato da canonização de Madre Teresa de Calcutá, cuja cópia em grande dimensão foi colocada na basílica de S. Pedro, no Vaticano, para ser vista pelos milhares de peregrinos esperados para a celebração, quer refletir a alegria e a abnegação da religiosa, afirmou o artista que o pintou.

«O crédito está mais no objeto da pintura do que no pintor», frisou o autor,Chas Fagan, na conferência de imprensa de apresentação da imagem, revelada esta quinta-feira, no santuário nacional de S. João Paulo II, em Washington, capital dos EUA.

A superiora da comunidade religiosa das Missionárias da Caridade Dom da Paz, irmã Tanya, que quando era noviça viveu nas mesmas instalações de Madre Teresa de Calcutá, considera que o retrato, imprimido num milhão de pagelas, vai «aproximar muitas pessoas de Deus».

Fagan, que pintou retratos de todos os presidentes dos EUA e cujo trabalho já foi exposto na rotunda do Capitólio e na catedral nacional, em Washington, recebeu a encomenda dos Cavaleiros de Colombo, considerado o maior organismo mutualista católico, para quem já tinha trabalhado, nomeadamente com a criação de uma estátua do papa S. João Paulo II.

O artista, que ao aceitar a encomenda desconhecia que a imagem estaria exposta aos olhos do mundo desde a praça de S. Pedro, explicou que os primeiros esboços e todo o processo de preparação demoraram um mês, antes de começar a pintura, que se prolongou durante seis semanas.

A intuição para a pintura, salientou, foi a frase «alegria é força», de Madre Teresa, «uma figura diminuta mas capaz de abalar a Terra», com um olhar «brilhante» e «radiante», características que no retrato são acentuadas pela escuridão do fundo.

«Há um tema que surgiu de um mentor que eu tive no liceu, que dizia que quando começas a ajudar alguém, os teus problemas, quaisquer que sejam, vão começar a desaparecer», referiu Chas Fagan.

Madre Teresa, prosseguiu, viveu segundo esta perspetiva: «Aprender da sua vida e ver como ela o viveu a cada dia é muito humilde. E todos nós podemos aspirar a isso, mas é um grande salto».

«Quando tens um retrato no estúdio, de alguma forma vives com ele, especialmente quando se aproxima o fim da pintura, quando ela começa realmente a ter vida», disse, Fagan, conhecido também pelas suas pinturas de paisagens.

Depois de terminado o retrato vem a dor da despedida: «Ter de dizer adeus é o pior. A Madre Teresa trouxe alegria para o meu estúdio, para a minha casa, e agora vou sentir falta da sua companhia».

A pintura é «soberba», declarou a irmã Tanya, que realçou os «olhos penetrantes» e o «foco na pessoa para quem está a olhar»: «Se alguém olha para ela, levantará os olhos para o céu, porque não se foca em si própria. A pessoa que olha para ela estará focada em Deus».

Madre Teresa de Calcutá (26.10.1910 - 5.9.1997) foi beatificada a 19 de outubro de 2003 por S. João Paulo II e será hoje declarada santa pelo papa Francisco, durante um rito inserido na missa a que preside, no Vaticano.

 

In "CNA"
Qualidade do autor
Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 04.09.2016

 

 
Imagem Madre Teresa de Calcutá | Chas Fagan | D.R.
Depois de terminado o retrato vem a dor da despedida: «Ter de dizer adeus é o pior. A Madre Teresa trouxe alegria para o meu estúdio, para a minha casa, e agora vou sentir falta da sua companhia»
A pintura é «soberba», declarou a irmã Tanya, que realçou os «olhos penetrantes» e o «foco na pessoa para quem está a olhar»: «Se alguém olha para ela, levantará os olhos para o céu, porque não se foca em si própria. A pessoa que olha para ela estará focada em Deus»
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos