Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

"A espessura da luz": Documentário evoca «história de uma igreja serva e pobre, feita de betão, madeira e luz»

O documentário "A espessura da luz - A história de uma igreja serva e pobre, feita de betão, madeira e luz", evocativo dos 30 anos de dedicação da igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Olivais Sul, em Lisboa, vai ser estreado este sábado no mesmo espaço que o inspirou.

Realizado por João Valério, Sofia Almeida e Tiago Santos, o filme percorre a história da igreja «desde o concurso de anteprojeto, passando pela época de construção e continuando pela utilização quotidiana, pelas pessoas que dão vida ao edifício», anuncia uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

O arquiteto Pedro Vieira de Almeida traçou «um caminho entre o betão escuro e a luz quente e clara, num espírito de igreja despojada, em resposta aos desafios do Concílio Vaticano II».

«Nasce um oásis, isto é, um conjunto de instalações, dificilmente definível como edifício, vivendo por si próprio e por si próprio possibilitando uma maneira de viver. (…) A invenção é aqui um sistema e não uma forma», escreveu o autor.

O filme propõe «um olhar sobre as perspetivas diversas» que confluem no «rochedo edificado, rodeado pelo verde dos Olivais e preenchido pelos pequenos pátios interiores, oásis de tranquilidade no bulício da cidade».

Fruto de um concurso de lançado em 1969, a igreja, «apenas parcialmente construída, implanta-se sobre uma pequena encosta no moderno bairro da capital».

«Caracterizada pela sua horizontalidade, a igreja apresenta-se mais como uma estrutura ao serviço da comunidade do que como referência arquitetónica dominante no território», assinala a nota de imprensa.

A exibição, com entrada gratuita, está marcada para as 21h30. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e Paróquia dos Olivais Sul, com o apoio do Patriarcado de Lisboa e Junta de Freguesia dos Olivais.

O projeto conta também com as parcerias da Escola Artística António Arroio, Coro Regina Coeli de Lisboa, Ordem dos Arquitetos, Docomomo Internacional e Secretariado Nacional Pastoral da Cultura.









 

SNPC
Imagem: Póster do documentário (det.) | D.R.
Publicado em 20.07.2018

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos