Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

A Bíblia viva

«Falamos muitas vezes do conteúdo da Escritura e pensamos que ela constitui a mensagem. Não é verdade. O conteúdo é cada pessoa que lê a Bíblia. A mensagem não são as palavras, são os efeitos em nós.»

Na véspera da data dedicada pela liturgia a S. Jerónimo (30 de setembro), grande tradutor e intérprete da Bíblia, damos a palavra a um autor à primeira vista estranho a este horizonte, o famoso sociólogo canadiano Marshall McLuhan (1911-1980), um protestante convertido ao catolicismo.

McLuhan tinha como hábito levantar-se cedo pela manhã para se retirar no seu estúdio para ler a Bíblia em várias línguas. Assim, nas suas reflexões sobre a religião intituladas “A luz e o meio – Reflexões sobre a religião”, ele delineia a extraordinária eficácia desta leitura, da qual não se pode sair incólume.

É verdade que a sua afirmação é exagerada, porque há uma mensagem “em si”, objetiva, no texto sagrado, como em qualquer outra obra. Todavia ele tem razão não só ao evocar a dimensão “subjetiva”, ou sejam os “efeitos” que uma obra gera no leitor, mas também ao sublinhar que este facto é único na Bíblia.

Nela, com efeito, opera o “dedo de Deus”, sopra o Espírito Santo, irradia-se a graça transformadora e salvadora. É por isso que tem sentido falar de Tradição: ela é a Bíblia viva na Igreja e em cada crente.

Infelizmente nós somos muitas vezes opacos e resistentes à força dessa Palavra. Como já o censurava o filósofo anticristão F. Nietzsche, quando convidava os fiéis a não insitir tanto na leitura do texto sagrado da parte dos incrédulos, mas mostrar-lhes com a vida e o rosto a verdade da Escritura viva.


 

P. (Card.) Gianfranco Ravasi
In Avvenire
Trad.: Rui Jorge Martins
Imagem: D.R.
Publicado em 29.09.2018 | Atualizado em 08.10.2023

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Impressão digital
Paisagens
Prémio Árvore da Vida
Vídeos