Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

A barraca dos padres – Dachau, 1938-1945: «O maior cemitério de padres católicos do mundo»

Imagem Capa (det.) | D.R.

A barraca dos padres – Dachau, 1938-1945: «O maior cemitério de padres católicos do mundo»

A editora francesa Tallandier lançou a 22 de janeiro o livro "La baraque des prêtres" (que poderíamos traduzir por "A barraca dos padres"), de Guillaume Zeller, sobre a vida e a morte de 2720 padres religiosos e seminaristas no campo de concentração de Dachau, perto de Munique, Alemanha, de 1938 a 1945.

Neste artigo publicamos a nota de apresentação da obra, seguida de uma apreciação num site francês dedicado à literatura, e, por fim, a introdução do livro de 320 páginas (20,90 €).

 

Nota de apresentação
Editora Tallandier

Reagrupados em “blocos” específicos – que conservam para a história o nome de “barracas dos padres”, 1034 deixaram lá a vida. Polacos, belgas, alemães, italianos, checos, jugoslavos: por trás do arame farpado de Dachau, a «universidade da Igreja» é palpável.

Estes homens que, numa Europa ainda cristianizada, eram detentores de um estatuto respeitável, por vezes eminente, viram-se na situação oposta, no meio da fome, frio, doenças, trabalho esgotante, golpes das forças de segurança e experiências médicas.

Alguns cederam ao desespero, outros – a maioria – não se curvaram, talvez apoiados pela sua fé. Partilhando a sorte comum dos deportados, os padres de Dachau esforçaram-se por manter intacta a sua vida espiritual e sacerdotal. Uma capela, a única autorizada em todo o sistema de campos de concentração, proporcionou-lhes uma ajuda considerável.

Esta experiência única na história da Igreja oferece uma nova luz às relações entre o nazismo e o cristianismo. Mais de 70 anos após a sua libertação, o campo de concentração de Dachau continua a ser o maior cemitério de padres católicos do mundo.

 

Crítica
Frederic Le Moal (lelitteraire.com)

É raro que um livro de história suscite emoções. É todavia o caso do estudo original de Guillaume Zeller sobre o calvário sofrido pelos padres católicos no campo de concentração de Dachau, o primeiro dos campos criados pelos nazis e o último libertado.

O conteúdo propriamente histórico da obra reside nas informações preciosas sobre as perseguições nazis contra a Igreja católica e os seus padres. A força do ódio anticristão, consubstancial ao anti-semitismo, a par da resistência espiritual mas também política do clero, impelem os dirigentes nazis a multiplicar as prisões de sacerdotes. Num primeiro tempo, a repressão abate-se sobretudo nos territórios ocupados, depois, a partir da guerra, sobre a Alemanha. Ao início disseminados em vários campos, os padres são reunidos, sob pressão do Vaticano, em Dachau. Aqui será o seu Gólgota.

É neste campo que os padres conhecerão o martírio dos outros deportados: a fome, a violência, as experiências médicas atrozes, mas também humilhações ligadas ao seu estatuto de homens de Deus e servidores da Igreja católica. Em páginas muito fortes, Guillaume Zeller descreve o sadismo das SS e dos seus sequazes, as torturas, a banalização da morte, a devastação do tifo. Nada faltou.

Mas as páginas sem dúvida mais emocionantes situam-se na última parte do livro. O autor dedica vários capítulos à intensidade da vida religiosa em torno da capela criada no interior do campo. Os padres, acompanhados por um bispo francês deportado por factos relacionados com a Resistência, conseguem celebrar missas e, sobretudo, distribuir a Comunhão aos prisioneiros, mantendo acesa uma vida sacramental que não se suporia. Um jovem chegou mesmo a ser ordenado padre.

Aqueles que duvidam dos benefícios da liturgia anterior ao Concílio Vaticano II, ficarão talvez convencidos pela união forjada pelo latim. Como escreve um sobrevivente, o facto de o padre dizer as mesmas palavras latinas que todos os seus irmãos no sacerdócio, à mesma hora, repetidas no mundo inteiro, faz-lhe esquecer o inferno do campo de concentração. E que dizer do poder da hóstia escondida nas vestes e do conforto da oração?

Este livro supera a primeira impressão que poderia dar (uma soma de testemunhos). Ele fará descobrir a numerosos leitores que os padres católicos foram também engolidos no sistema concentracionário nazi, e sobretudo que nunca estas vítimas duvidaram da presença de Deus, mesmo naquele inferno sobre a terra.

 

Introdução
Guillaume Zeller

«Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles.» (Hebreus 13, 3)

Pawel, Alois e Boleslaw Prabucki são irmãos. Nascidos em Iwiczno, na Polónia, em 1893, 1896 e 1902, optam os três por consagrar as suas vidas a Deus tornando-se padres da diocese de Chelmno.

Nesta região, durante muito tempo disputada pela Alemanha e a Polónia, o primeiro torna-se pároco de Gostkowo, o segundo pároco de Gronowo e o terceiro vigário de Mokre.

No outono de 1939, pouco após a derrota da Polónia diante dos exércitos do 3.º Reich, são detidos pelos nazis, motivados pela vontade de decapitar as elites polacas.

Os três irmãos são enviados para o campo de concentração de Oranienburg-Sachsenhausen, a norte de Berlim. A 14 de dezembro de 1940 são transderidos para Dachau, o campo-protótipo do sistema SS, implantado no coração da Baviera.

Pawel, Alois e Boleslaw são desde então os presos 22661, 22686 e 22685. Depois de meses de sofrimentos intensos, esfomeado, esgotado, Alois é o primeiro a morrer a 17 de outubro de 1942 e a desaparecer nas entranhas do crematório.

Menos de um mês mais tarde, a 14 de agosto, Boleslaw foi selecionado para ser gazeado no castelo de Hartheim, o enorme centro de eutanásia instalado na Áustria.

No momento da partida, Pawel, abatido, traça o sinal da cruz sobre a fronte do seu irmão, pede-lhe para abraçar os seus pais e Alois no céu, e assegura-lhe sua chegada próxima entre eles. Boleslaw desaparece. Dezasseis dias depois, a 30 de agosto, Pawel cumpre a promessa e morre em Dachau.

Os irmãos Prabucki são três dos 2579 padres, religiosos e seminaristas católicos, vindos da Europa ocupada, encarcerados no campo de Dachau pelos nazis entre 1938 e 1945. A história destes homens é mal conhecida, oculta no processo concentracionário global.

Por outro lado, eles são eclipsados por duas grandes figuras mártires católicos, assassinadas em Auschwitz: o franciscano Maximiliano Kolbe, morto a 14 de agosto de 1941 com uma injeção de fenol, depois de ter sido deixado dias à fome, e a carmelita Teresa-Benedita da Cruz, nascida Edith Stein, judia convertida, antiga assistente de Edmund Husserl, gaseada em Birkenau no dia 9 de agosto de 1942. Ambos foram canonizados.

Quem sabe, todavia, que em Dachau duas a três barracas em trinta são ocupadas em permanência por eclesiásticos de 1940 a 1945? Elites polacas, opositores políticos alemães, austríacos ou checoslovacos, resistentes belgas, holandeses, franceses, luxemburgueses, italianos... De todas as nações e de todas as idades, padres são reagrupados atrás do arame farpado de Dachau, aplicando um acordo arrancado pela diplomacia do Vaticano ao Reich.

Durante oito anos, as tragédias e os gestos magníficos pontuam o itinerário do clero de Dachau, da tenebrosa marcha forçada da "semana santa" de 1942 ao heroico enclausuramento voluntário de padres nas barracas dos moribundos de tifo, passando pela comovedora ordenação clandestina de um jovem diácono alemão tuberculoso por um bispo francês, visto como marechalista [próximo do marechal Pétain, que governou a França unido ao regime nazi e que depois da guerra foi condenado por traição], honrado depois como "Justo Entre as Nações" no memorial de Yad Vashem, em Israel.

Nunca, ao longo da história, mesmo nas piores horas do terror francês ou da perseguição comunista, tantos padres, religiosos e seminaristas foram assassinados num espaço tão restrito: 1034 deixaram lá a vida.

Além dos itinerários pessoais de que é composta, a história dos padres de Dachau - aos quais se acrescentam 141 religiosos de outras confissões, protestantes e ortodoxas na sua larga maioria - permite uma luz nova sobre o sistema concentracionário hitleriano, sobre o anticristianismo intrínseco do nazismo, e, para lá do estrito campo histórico, sobre a fé e o compromisso espiritual.

Em que é que a experiência dos padres detidos em Dachau se junta à dos seus camaradas laicos? Quais foram os seus privilégios e quais foram os seus sofrimentos específicos. As perseguições empreendidas pelos nazis contra o clero procedem de convicções ideológicas ou políticas? A fé e o compromisso religioso dos padres armaram-nos ou desarmaram-nos face à desumanização seguida nos campos? As suas convicções morais, forjadas pelo Evangelho e a tradição da Igreja, resistiram à perversão dos valores impostos pelas SS? A experiência sofrida pelos padres de Dachau levou frutos ao seio da instituição eclesial, mas também ao exterior, às periferias da Igreja? Retraçar esta história singular, fragmento do drama concentracionário, permite esboçar respostas a estas diferentes questões.

 

Trad. / edição: Rui Jorge Martins
Publicado em 03.02.2015 | Atualizado em 26.01.2020

 

 

 
Imagem Capa | D.R.
As páginas sem dúvida mais emocionantes situam-se na última parte do livro. O autor dedica vários capítulos à intensidade da vida religiosa em torno da capela criada no interior do campo
Pawel, Alois e Boleslaw são desde então os presos 22661, 22686 e 22685. Depois de meses de sofrimentos intensos, esfomeado, esgotado, Alois é o primeiro a morrer a 17 de outubro de 1942 e a desaparecer nas entranhas do crematório
No momento da partida, Pawel, abatido, traça o sinal da cruz sobre a fronte do seu irmão, pede-lhe para abraçar os seus pais e Alois no céu, e assegura-lhe sua chegada próxima entre eles. Boleslaw desaparece. Dezasseis dias depois, a 30 de agosto, Pawel cumpre a promessa e morre em Dachau
Durante oito anos, as tragédias e os gestos magníficos pontuam o itinerário do clero de Dachau, da tenebrosa marcha forçada da "semana santa" de 1942 ao heroico enclausuramento voluntário de padres nas barracas dos moribundos de tifo, passando pela comovedora ordenação clandestina de um jovem diácono
Nunca, ao longo da história, mesmo nas piores horas do terror francês ou da perseguição comunista, tantos padres, religiosos e seminaristas foram assassinados num espaço tão restrito: 1034 deixaram lá a vida
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Evangelho
Vídeos