Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Música: Religiosa libanesa apresenta "A Virgem Maria na tradição musical das Igrejas Orientais"

Música: Religiosa libanesa apresenta "A Virgem Maria na tradição musical das Igrejas Orientais"

Imagem Ir. Marie Keyrouz | D.R.

A religiosa libanesa Marie Keyrouz e o conjunto Ensemble de la Paix apresentam este domingo, em Fátima, o concerto “A Virgem Maria na tradição musical das Igrejas Orientais”.

Nascida numa família maronita católica e pertencente a uma congregação melquita bizantina, a Ir. Marie Keyrouz, canta música oriental cristã, antiga do Ocidente e repertório sacro clássico, como Bach, Haendel, Mozart, refere a sua página.

Musicóloga, antropóloga e intérprete, apresenta-se desde 1984 em concertos acompanhada pelo conjunto L’Ensemble de la Paix, formado por músicos de múltiplas culturas e religiões.

Marie Keyrouz fundou e preside ao Institut International de Chant Sacré (Paris), tal como à fundação Enfance pour la Paix, dedicada à educação e assistência médica para as crianças, organismo que recebe os lucros dos discos, vídeos e espetáculos que realiza.

«Uma prece de Jesus Cristo, uma reflexão de um filósofo ou poesia mística, estas meditações são escolhidas e entoadas para acender a vela do caminho de cada ser humano, na peregrinação rumo ao seu interior», referia a nota de apresentação do concerto que decorreu em junho de 2015, em Lisboa.

Essas meditações «encontram a sua inspiração musical no aramaico, bizantino, siríaco e nas liturgias tradicionais maronitas, bem como nos pequenos intervalos da música clássica oriental e nos tons que usa para sustentar o texto sagrado», explicava o texto.

«Os músicos, solistas, são participantes ativos nas rezas, tanto quando acompanham a canção, como quando improvisam, fazendo eco da voz que se entrega de forma humana, espiritual e técnica à performance. Podemos nós, pela elegância destas meditações, provocar um encontro do ser humano com o divino e permitirmo-nos diluir-nos no mistério do silêncio e da paz eterna de Deus?», questionava a sinopse.

O concerto do próximo domingo, com entrada livre, realiza-se às 15h30 na basílica de Nossa Senhora do Rosário, integrado no ciclo de música sacra organizado pelo Santuário de Fátima.





















 

SNPC
Publicado em 03.07.2017

 

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos