Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura - Logótipo
secretariado nacional da
pastoral da cultura

Menino Jesus entre cartuchos: Presépio evoca cristãos mortos por ódio à fé

Menino Jesus entre cartuchos: Presépio evoca cristãos mortos por ódio à fé

Imagem D.R.

O presépio deste ano dos religiosos do convento de S. Francisco, em Assis, Itália, terá no centro uma imagem do Menino Jesus sobre 444 cartuchos, invólucros de carga de armas de fogo.

O número evoca os leigos, religiosos e padres mortos por ódio à fé desde o ano 2000, segundo a agência Fides, ao trabalharem «em condições precárias e de extrema pobreza no mundo», refere a página “sanfrancesco”, dos religiosos franciscanos.

A bênção do presépio e da árvore de Natal na praça inferior da basílica de S. Francisco de Assis ocorrerá na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, solenidade litúrgica da Imaculada Conceição.

No termo da missa, presidida pelo cardeal Beniamino Stella, responsável máximo da Congregação para o Clero, do Vaticano, e após a bênção e acendimento das luzes, serão distribuídos presentes às crianças e famílias mais necessitadas.

«Aqueles que matam por ódio à fé, que perseguem os cristãos, não lhes perguntam se são ortodoxos ou se são católicos: são cristãos. O sangue cristão é o mesmo», declarou o papa Francisco em maio de 2014, na basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, durante a celebração ecuménica por ocasião do 50.º aniversário do encontro entre o papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras.



 

SNPC
Fonte: "sanfrancesco"
Publicado em 05.12.2017

 

 
Relacionados
Destaque
Pastoral da Cultura
Vemos, ouvimos e lemos
Perspetivas
Papa Francisco
Teologia e beleza
Impressão digital
Pedras angulares
Paisagens
Umbrais
Mais Cultura
Vídeos